Estudantes aprendem com oficina prática de jornalismo

Estudantes aprendem com oficina prática de jornalismo

Futuros repórteres vivenciam o mercado de trabalho nos veículos do Grupo Record

Correio do Povo

Futuros repórteres vivenciam o mercado de trabalho nos veículos do Grupo Record

publicidade

Um coquetel no Estúdio Cristal marcou nesta quarta-feira o encerramento das Oficinas de Jornalismo em Jornal Impresso e Online, Rádio e Televisão promovidas pelo Grupo Record. De olho nas novas tecnologias, os coordenadores reforçaram nesta edição as atividades voltadas à produção multimídia. Os estudantes fizeram reportagens e participaram da produção e edição de matérias. As oficinas foram realizadas nas sedes dos respectivos veículos durante a 64ª Feira do Livro de Porto Alegre.

O projeto selecionou 30 estudantes de diversas faculdades. Coordenadora da Oficina de Rádio, Sinara Félix explica que as atividades servem para preparar os alunos para o mercado de trabalho. “Eles fizeram boletins para o Instagram e reportagens. Saem com uma experiência maravilhosa.” O coordenador da Oficina de Jornal e Online, Marcos Santuário, afirma que o curso é um passo importante na formação profissional dos estudantes. Conforme Santuário, os alunos participam desde a criação de pautas até o final da impressão do jornal. “É a possibilidade de colocarem em prática aquilo que eles estão aprendendo na universidade e de perceber questões práticas que precisam ser discutidas mais no ambiente acadêmico.”

Participante da edição de 2009 do projeto, Jonathas Costa - que é coordenador multimídia do Correio do Povo - afirma que as faculdades já têm nas grades curriculares conceitos multimídia. “O diferencial é trazer para eles a aplicação da prática dentro de uma redação.” Estudante do último semestre de Jornalismo da Feevale, Mayara Morales, 26, garante que a oficina possibilita viver o dia a dia com profissionais que trabalham em um dos principais veículos de comunicação do Estado. “Professores falando como funciona uma redação de verdade é muito abstrato. Só vivendo aquilo”,

O diretor presidente do Correio do Povo, Sidney Costa, reforçou a importância do jornalismo e o impacto que as notícias podem causar. “Mais do que escrever um texto, vocês estão impactando a vida de milhares de pessoas.” Nesta edição, as atividades foram patrocinadas por 99, PUCRS e Braskem.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 26 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895