Evento em Porto Alegre celebra o ballet clássico e homenageia Rony Leal

Evento em Porto Alegre celebra o ballet clássico e homenageia Rony Leal

Espetáculo ocorre neste domingo, reunindo 12 escolas de dança locais

Correio do Povo

Bailarino e coreógrafo Rony Leal escolheu 12 grupos da Capital para participar do evento

publicidade

Homenagear uma de nossas principais figuras da dança é o mote do “Recital Rony Leal — Les Grand Pas de Deux Classique”, que reúne 12 escolas de dança locais, neste domingo, às 19h, no Teatro Renascença (Erico Verissimo, 307). Idealizado e coordenado pelo próprio Rony, que aos 82 anos de idade e mais de 60 de carreira, é atuante no cenário cultural da capital gaúcha, o evento visa celebrar o ballet clássico.

Participam os ballets da Ufrgs, Concerto, Lenita Ruschel, Redenção, Studio Cris Fragoso, Karen Ibias e Vera Bublitz; e as Escolas de Dança Aline Rosa e Kitty, Naira Nawroski Centro de Artes Integradas e Suzana d’Ávila Studio de Dança. Estes coletivos farão um grand pas de deux, momento em que o primeiro bailarino e a primeira bailarina dançam conjuntamente, demonstrando muita técnica, virtuosismo e emoção, que é o auge das peças de ballet de repertório. As obras executadas são partes de “Dom Quixote”, “O Corsário”, “Quebra-Nozes” e “Chamas de Paris”, “Raymonda”, “Gisele” e “A Bela Adormecida”.

Rony Leal começou os estudos no ballet em 1954, na Escola de Tony Petzhold, atuando em “Lés Sylphides” (1958)” e “A Bela Adormecida” (1959), com Jane Blauth. Foi para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e para a Europa, onde dançou no Ballet do Marquês de Cuevas, Ballet da Òpera de Marseille e Ballet de Genéve. Estudou com mestres do século XX, como Bronislava Nijinska, Rolland Petit e Leonid Massine e trabalhou com grandes nomes do balé, como Rudolf Nureyev e Anna Gallina. Como intérprete, dançou clássicos como Quebra Nozes e Giselle. Morou por 20 anos em Paris e, pela intensa atuação profissional, garantiu sua aposentadoria como bailarino pelo governo francês. De volta a Porto Alegre, fomentou a dança, sendo coordenador da área na Casa de Cultura Mario Quintana e produtor do Gala Ballet e Dança nos Trilhos.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895