Arte & Agenda

Evento para celebrar inclusão social reúne músicos da Orquestra Vila-Lobos

Edição 2017 de evento da Ajuris tem Orquestra Villa-Lobos e Fábrica de Gaiteiros no Fórum Central

Orquestra Villa-Lobos e Fábrica de Gaiteiros se apresentam às 18h30min, no Auditório do Fórum Central
Orquestra Villa-Lobos e Fábrica de Gaiteiros se apresentam às 18h30min, no Auditório do Fórum Central Foto : Juliana Campani / AJURIS / Divulgação / CP
A Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) promoverá nesta terça-feira, a partir das 18h30min, no auditório do Fórum Central (Manoelito de Ornellas, 50, prédio II), o “Encontro do Bem 2017”, com participação da Orquestra Villa-Lobos (projeto musical desenvolvido na Lomba do Pinheiro) e da Fábrica de Gaiteiros, para uma noite de música e solidariedade.

O evento vai celebrar a arte e sua importância na inclusão social e cidadania de crianças, adolescentes e jovens. Toda a arrecadação será revertida aos projetos musicais da entidade. A Ajuris mantém parceria há dois anos com a Orquestra Villa-Lobos, no evento “Fazer a Diferença Faz Bem”. E, na temporada de 2016 realizou o primeiro “Encontro do Bem”, no qual participou também a Banda Liberdade, ação de percussão que funciona no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) no município de Passo Fundo.

Criada há 25 anos, a Orquestra Villa-Lobos mantém um trabalho de educação musical, na Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, na Lomba do Pinheiro. Com regência da professora Cecília Rheingantz Silveira, permite que crianças da periferia tenham acesso ao conhecimento musical e a vivências artísticas e socializadoras, ampliando as possibilidades de participação na sociedade. Mantido pela Secretaria Municipal de Educação, o projeto já tem dois CD’s e um DVD gravados e também um livro já publicado.

A Fábrica de Gaiteiros surgiu em 2014, na Barra do Ribeiro, por iniciativa de Renato Borghetti, para manter a tradição da gaita-ponto no Sul do país, tanto na construção do instrumento quanto na formação musical de crianças e jovens. Hoje, o projeto já está em mais seis cidades voltado para 200 pessoas entre sete e 15 anos.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 16 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio