Exibição e prêmios no FestPunta 2023

Exibição e prêmios no FestPunta 2023

Depois de sete dias de exibições e debates, os prêmios entregues aos vencedores desta edição do FestPunta foram distribuídos entre vários participantes da competição no Uruguai

Marcos Santuario

Cerimônia de entrega aos vencedores do 25° Festival Internacional de Cinema de Punta del Este teve homenagem inicial à Carlos Saura

publicidade

Neste sábado estão sendo exibidos os filmes vencedores da 25ª edição do Festival Internacional de Cinema de Punta del Este, na Sala Cantegril do badalado balneário uruguaio. Entre eles está aquele considerado Melhor Longa-metragem Ficção da edição 2023, “Manticora”, do diretor espanhol Carlos Vermut, que pode ser resumido como uma história de “amor e monstros dos tempos modernos”.

Dos brasileiros exibidos, o filme “Rio do Desejo” sai do Festival Internacional de Cinema de Punta del Este com duas Menções  Especiais: a Sérgio Machado por sua  direção, e para a atriz  Sophie Charlotte por sua intensa atuação na tela.

Para o Prêmio do Público o voto foi no longa “A Uruguaia”, co-produção entre Argentina e Uruguai dirigida por Ana Garcia Blaya. Segundo filme da diretora, a comédia romântica é baseada em um livro homônimo escrito por Pedro Mairal. 

Pouco conhecidos fora de seus países, atores e atrizes do universo audiovisual ibero-americano têm seu esforço reconhecido em produções que se destacam pelos festivais. 

E no campo das atuações vistas durante o FestPunta 2023, o prêmio de Melhor Ator foi entregue para Filipe Duarte, do filme português “Nunca Passou Nada”, o qual faleceu depois de protagonizar o filme. A produção levou também o prêmio de Melhor Atriz para Inês Aires Pereira.

Marcos Santuario / Especial / CP

“La Jauría”, uma coprodução entre Colômbia e França, recebeu prêmio de Melhor Diretor pelo trabalho de Andres Ramiro Pulido. O Melhor Documentário foi considerado “Anhell69” , co-produção entre Colômbia, Romênia, França e Alemanha que levou o troféu Lobo del Mar, instituído por primeira vez nesta edição do evento. O prêmio do público ficou com o documentário uruguaio “AD10S”, de Santiago Mosquera, sobre Diego Maradona, cuja exibição teve até tambores, dança e música terminando fora da sala de cinema. 

“A Versão de Anita”, produzida por Juan Zapata recebeu uma menção especial. “Felicito por haver criado este prêmio e agradeço por valorizar este projeto, que nos obriga a visitar a história do ponto de vista da mulher”, disse Zapata ao receber a honraria no palco da Sala Cantegril. 

O júri da Associação de Críticos do Uruguai, presente ao Festival, concedeu  o prêmio de Melhor Documentário para o peruano “Wandari”, de Daniel Lagares e Mariano Agudo. Já o Melhor Filme de Ficção, segundo os críticos uruguaios foi o equatoriano “Lo Invisible”, de Javier Andrade. 

A 25ª edição do Festival Internacional de Cinema de Punta del Este fica marcada pela diversidade vista nas telas, movimentando mais uma vez a inquieta indústria criativa do cinema Iberoamericano, tentando encontrar seu lugar e forma na contemporaneidade das múltiplas telas.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895