Experimento audiovisual marca aniversário da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz

Experimento audiovisual marca aniversário da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz

A ‘leitura cinema-dramática’ inspirada em Chicha Marini tem transmissão virtual nesta quarta-feira

Tânia Farias e Paulo Flores em ‘Instruções para Abraçar o Ar’

publicidade

Nesta quarta-feira, a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz completa 43 anos de trajetória e para celebrar a data, exibirá às 20h em seu canal do YouTube a leitura cinema-dramática “Instruções para Abraçar o Ar”. O coletivo que tem à frente Paulo Flores e Tânia Farias que sempre realizava intensa programação na semana de seu aniversário, na impossibilidade de realizar um encontro com o público, promove um experimento audiovisual realizado noa pandemia. 
Com dramaturgia criada pelo argentino Arístides Vargas, tem como base a história de Chicha Marini, uma das fundadoras das Avós da Praça de Maio, sobre a relação dela com o desaparecimento de sua neta. Em 1976, a casa onde funcionava um jornal clandestino de oposição à ditadura foi atacada em uma operação liderada por forças militares, resultando na morte de todos os presentes, com exceção de uma menina de três meses, sequestrada. A casa usava um disfarce de um pequeno comércio de "coelhos em conserva", onde quem os comprasse, levava o jornal produzido embrulhado no produto. O texto apresenta três narrativas em paralelo, que contam, cada uma com a sua perspectiva, o ataque à casa e por fim o desaparecimento da menina, mas que no entanto são conduzidas pelas memórias dos avós que tentam reconstituí-la. Formando um grande mosaico de cruzamentos de, inclusive, tempos distintos, mesclam memória e fantasia, numa linguagem que transita entre o trágico e o cômico. 
Criado em 1978 com uma proposta radical de inovação da linguagem cênica, o Ói Nóis Aqui Traveiz desenvolve trabalhos nas áreas de Criação, como o Teatro de Rua e o Teatro de Vivência, além de formação com a Escola de Teatro Popular e a ação Teatro Como Instrumento de Discussão Social. Todo o desenvolvimento do seu projeto está relacionado à sua sede, a Terreira da Tribo, que conta com a campanha de financiamento “Terreira da Tribo – Eu Apoio!”, para sua manutenção e do grupo, pela plataforma Benfeitoria. 

 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 18 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895