Exposição 'A Certa Sombra', de Marina Camargo, está no Instituto Ling

Exposição 'A Certa Sombra', de Marina Camargo, está no Instituto Ling

Pinturas, desenhos e esculturas que exploram representações cartográficas podem ser visitadas até dia 23 de setembro

Correio do Povo

Marina Camargo exibe seu trabalho no Ling

publicidade

Está em cartaz até o dia 23 de setembro, na galeria do Instituto Ling (João Caetano, 440), a exposição "A Certa Sombra", de Marina Camargo, composta por trabalhos produzidos pela brasileira nos últimos quatro anos, todos inéditos na capital gaúcha, incluindo obras criadas especialmente para a exibição em Porto Alegre. Visitação de segundas a sábados (exceto feriados), das 10h30 às 20h.

São pinturas, desenhos e esculturas, desenvolvidos com materiais como latão, madeira, acetato e borracha, além de vídeos e uma performance, que exploram relações e pensamentos sobre espaços e lugares, através de representações cartográficas.

Antes ou após a visita, o público pode conferir o documentário sobre a exposição, disponível no canal do YouTube do Instituto Ling. O filme, assinado pela produtora Eroica Conteúdo, traz depoimentos da artista e do curador, com comentários sobre cada uma das obras expostas no centro cultural. A mostra conta com curadoria de Paulo Miyada.

Temática

Temática fundamental para o pensamento de Marina, a relação com os espaços aparece de diferentes formas em suas produções, sendo trabalhada em mapas com intervenções, distorções e apagamentos, como em 'Fluxos' (2023), composta por duas séries, com 18 quadros cada, com pinturas sobre páginas de Atlas antigos.

Trabalhos expostos no Instituto Ling Foto: DelReStein/ VivaFoto / Divulgação

Outro destaque da mostra é a obra 'Songlines' (2019-2021), com partituras sonoras formadas por desenhos das fronteiras políticas entre os países de diversos continentes. Na abertura da exposição, no dia 1º de julho, o público pode conferir uma performance musical ao vivo do multi-instrumentista Marcelo Cabral, com temas compostos a partir da interpretação de Songlines. A gravação da apresentação foi incorporada à mostra, e pode ser assistida pelos visitantes.

Marina Camargo

Artista visual nascida em Maceió, no Alagoas. Sua formação ocorreu principalmente em Porto Alegre, onde estudou Artes Visuais no Instituto de Artes (UFRGS), concluindo bacharelado e mestrado. Entre 2003 e 2004, estudou Cultura Visual na Universitat de Barcelona, na Espanha. Em 2010, recebeu uma bolsa do DAAD para estudar na Akademie der Bildenden Künste, em Munique, na Alemanha, posteriormente concluindo seus estudos na instituição. Participou de exposições coletivas e individuais em importantes instituições no Brasil e no exterior. Atualmente, reside entre Porto Alegre e a capital alemã, Berlim. 

Paulo Miyada 

É curador e pesquisador de arte contemporânea. Possui mestrado em História da Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, onde também foi graduado. É curador chefe do Instituto Tomie Ohtake, desde 2015, e curador adjunto do Centre Pompidou, desde 2021. Foi curador adjunto da 34ª Bienal de São Paulo (2019-2021) e do 34º Panorama da Arte Brasileira do MAM-SP (2015). Entre suas curadorias, destacam-se AI-5 50 Anos – Ainda não terminou de acabar (2018) e Anna Maria Maiolino – PSSSIIIUUU... (2022).

Além das visitas livres, é possível agendar uma visita guiada pela equipe educativa do centro cultural, sem custo, pelo site www.institutoling.org.br


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895