Exposição de Andréa Brächer é prorrogada até o dia 16 no Espaço de Artes da UFCSPA

Exposição de Andréa Brächer é prorrogada até o dia 16 no Espaço de Artes da UFCSPA

“Ygapó - Floresta Encantada de Águas” exibe fotografias e vídeo

Correio do Povo

Obra de Andréa Brächer, sem título, 2022, fotografia em cianótipo

publicidade

O público ganhou mais alguns dias para visitar o mais recente trabalho da artista visual Andréa Brächer. Com curadoria de Letícia Lau, a exposição "Ygapó - Floresta Encantada de Águas” pode ser apreciada até este sábado (16), no Espaço de Artes, localizado à Rua Sarmento Leite, 245, Prédio 1, térreo da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), por meio do Núcleo Cultural. A entrada é gratuita.

A mostra reúne fotografias, com matriz em cianotipia, e um vídeo realizados pela artista Andréa Brächer na região do Baixo Amazonas, em Alter do Chão, no Pará, onde captou mais de mil imagens durante uma imersão fotográfica. Nesta região, há a presença de igapós, que é a parte da floresta que permanece alagada mesmo na estiagem dos rios. Na língua Tupi “Yapó” é fruto da união de duas palavras, sendo Y água e APÓ raiz. Ou seja, raízes d'água. Assim surge a palavra Ygapó, criada pela artista para representar esta exposição.

A floresta e as fabulações são elementos referentes e muito presentes na poética da artista. Nesta exposição são apresentados fragmentos de uma floresta de águas como uma narrativa de um conto, que evoca a magia do lugar.

O recorte desta produção, que tem no seu cerne o conceito de fabulação, aponta questões importantes para os dias atuais no que se refere à natureza, à identidade, à preservação e à cultura, tendo a água como identidade do lugar e sua importância para os povos ribeirinhos.

SERVIÇO:

O Quê. Exposição “Ygapó - Floresta Encantada de Águas”, de Andréa Brächer

Onde: Espaço de Artes da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (rua Sarmento Leite, 245, Prédio 01, térreo)

Período: Visitação de segundas as sextas, das 10h às 20h, e sábados das 9h às 12h, até 16 de dezembro de 2023.

Quanto: Entrada franca

Recomendação etária: Livre


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895