Exposição de arte têxtil é inaugurada na Casa de Cultura Mario Quintana

Exposição de arte têxtil é inaugurada na Casa de Cultura Mario Quintana

A mostra ‘Las Balconadas’ traz trabalhos de 21 artistas de oito países

Correio do Povo

A mostra ‘Las Balconadas’ está no Espaço Evelyn Ioschpe, 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana

publicidade

"Las Balconadas" (varandas, sacadas, em espanhol) é a exposição de arte têxtil que será aberta nesta terça-feira, às 18h, no Espaço Evelyn Ioschpe, 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), Centro Histórico de Porto Alegre. A mostra exibe obras de 2 metros de altura e 1,5 m de largura, criadas por 21 artistas de oito países. 

A exposição "Las Balconadas" já foi apresentada em países como Argentina e Uruguai, onde as peças foram penduradas em casas e edifícios ao ar livre, seguindo a tradição desse movimento artístico. Durante a X Bienal de Arte Têxtil Contemporânea WTA, a mostra foi exibida no centro histórico de Montevidéu. Os 21 artistas participantes representam Argentina, Uruguai, Alemanha, México, Estados Unidos, Chile, Espanha e Brasil.

A exposição é uma parceria entre a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e o Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE), ambos equipamentos da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), com apoio do Instituto Zoravia Bettiol.

Renomada artista visual gaúcha, Zoravia Bettiol destaca que as obras de "Las Balconadas" expressam diferentes linguagens e foram criadas com diversas técnicas e materiais. "A exposição é uma oportunidade de apreciar a criação artística têxtil contemporânea de artistas internacionais", disse ela.
A World Textile Art (WTA), uma das organizações mais respeitadas no campo da arte têxtil contemporânea, realiza bienais internacionais e eventos específicos para promover a divulgação dessa forma de expressão artística. Com 26 anos de atuação, a WTA tem contribuído para o desenvolvimento e reconhecimento da arte têxtil em todo o mundo.

A entrada é gratuita. A visitação poderá ser feita até 21 de janeiro de 2024.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 24 de fevereiro de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895