Exposição do Clube de Gravura do Campus 8 da UCS tem início nesta sexta, 10

Exposição do Clube de Gravura do Campus 8 da UCS tem início nesta sexta, 10

Noite de abertura no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho terá visita guiada pelas obras expostas

Correio do Povo

Arte de Clara Koppe, da série Gray Xilogravura

publicidade

A partir de sexta-feira, dia 10, na Galeria de Artes Visuais do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, será exibida a exposição “As cinco peles: diálogos com a gravura contemporânea”, do Clube de Gravura do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul. A visitação presencial se estende até dia 9 de abril: nas segundas-feiras, das 9h às 16h; de terças a sextas-feiras, das 9h às 22h; e aos finais de semana, das 16h às 22h.  Para quem desejar, também é possível visitar de forma on-line, por meio do UAV Digital.

“Encontro com a Gravura”, uma visita guiada de abertura da exposição, também será realizada no dia 10 de março, às 20h. É necessário confirmar presença – inscrições gratuitas a partir deste link.

Organizada pelo artista visual, arte-educador e produtor cultural Nilton Dondé, pelo artista responsável técnico e impressor litográfico no Atelier de Artes do Campus 8 (ATART), Gelson Soares, e pela professora, artista visual, poeta e coordenadora do Programa Linguagens da Arte (PLA) e do Clube de Gravura, Mara Galvani, a exposição apresenta as produções de sete artistas, participantes do Clube de Gravura. São eles: Clara Koppe, Cláudio da Costa, Dionéia Balbinot, Gelson Soares, Mara Galvani, Nilton Dondé e Odilza Michelon, profissionais que estudam e produzem gravuras em diferentes técnicas e processos conduzidos por um pensamento gráfico coletivo.

Na perspectiva dos organizadores, o grupo dedica-se ao fazer artístico e aposta na arte como terreno de experimentações ao pensar a gravura de modo expandido, questionando e subvertendo o meio tradicional de gravar e reproduzir imagens.

Além das trocas durante os encontros e das referências trazidas pelos participantes, os organizadores contextualizam que a exposição passou a tomar forma a partir da contribuição de Gelson Soares, que apresentou para o grupo o manifesto das cinco peles, desenvolvido em 1972 pelo artista e arquiteto austríaco Friedensreich Hundertwasser (1928-2000). Segundo sua proposta, o homem tem cinco peles: a epiderme, o vestuário, a casa, a identidade social e o meio global e ecológico.

A partir das discussões acerca do manifesto de Hundertwasser, o grupo começou a se movimentar em torno das “cinco peles”, conceito-chave e disparador de novas pesquisas e processos. Os organizadores também contam que os artistas entendem que o processo de atelier é enriquecedor e necessário, e que os reflexos dessa convivência podem ser apresentados ao público de maneira a convidá-los a criar novos diálogos com a gravura contemporânea.

O Clube de Gravura

Criado em 2011, vinculado ao Programa Linguagens da Arte (PLA) dos cursos de Artes Visuais da UCS, o Clube de Gravura se propõe a produzir e discutir a gravura no cenário da Arte Contemporânea. Assim, a instituição oportuniza um espaço gratuito para que estudantes e egressos da Universidade, artistas e pessoas da comunidade possam trabalhar, oferecendo a infraestrutura necessária para as atividades de gravação e impressão.

Desde a criação, o Clube mantém-se em atividade permanente às quintas-feiras à tarde, no Atelier de Artes (ATART), no Campus 8, sob a coordenação da artista e professora Mara Galvani e orientação do artista, responsável técnico e impressor do ATART Gelson Soares.

Serviço
O quê: Exposição "As cinco peles: diálogos com a gravura contemporânea", do Clube de Gravura do Campus 8, da Universidade de Caxias do Sul
Quando: De 10 de março a 9 de abril, com visitação presencial nas segundas-feiras, das 9h às 16h; de terças a sextas-feiras, das 9h às 22h; e aos finais de semana, das 16h às 22h
Onde: Na Galeria de Artes Visuais do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, na rua Luiz Antunes, 312 - Panazzolo.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895