Exposição em Porto Alegre destaca questões coloniais do povo guarani

Exposição em Porto Alegre destaca questões coloniais do povo guarani

Obras do artista Xadalu estarão em cartaz até 8 de março

Correio do Povo

“Invasão colonial ‘Yvy Opata’ a Terra vai acabar” estreia hoje na Casa de Cultura Mario Quintana

publicidade

O artista visual urbano Xadalu inaugura hoje em Porto Alegre, às 20h, “Invasão colonial ‘Yvy Opata’ a Terra vai acabar”, na Galeria Xico Stockinger do MACRS - Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736), encerrando a sexta edição do Kino Beat – Arte em Movimento, iniciada em novembro de 2019.

A individual reúne fragmentos de diversas imersões de Xadalu em aldeias Guaranis. As obras registram o estado atual em que elas se encontram, os conflitos originados pelas retomadas de suas terras, e as constantes ameaças de grupos armados que intimidam as comunidades tradicionais. A exposição segue em cartaz até dia 8 de março, de terças a domingos, da 9h às 18h30min. 

De acordo com o curador do festival, Gabriel Cevallos, o Kino 2019 se desenvolveu a partir de premissas que convidam à reflexão sobre algumas urgências do presente. “Estas ideias iniciais, substituem uma palavra central ou um tema fixo para esta edição, e lançam de forma aberta possibilidades para se sentir o mundo em conjunto”, revela.

Mensageiro entre dois mundos

Segundo Cevallos, uma outra forma de se repensar os impactos do colonialismo, é assumir como válido o conhecimento produzido pelos povos originários. Ao atuar como um mensageiro entre dois mundos, Xadalu traduz parte deste conhecimento e visão de mundo dos índios Guaranis, em obras de arte. O seu processo de escuta atenta e trabalho compartilhado com as aldeias, ressaltam a sua reverência e urgência em dar visibilidade a este mundo que resiste em existir.

As questões indígenas acompanham o trabalho de Xadalu desde o início de sua trajetória. Com o envolvimento, realiza temporadas de residência artística em aldeias do Sul do Brasil e da Argentina. Em reconhecimento à defesa da causa indígena aliada a questões socioculturais, foi um dos agraciados pelo Prêmio Humanidades do Instituto Brasileiro da Pessoa 2014. Entre outras diversas distinções, foi eleito em 2012 Melhor Artista na Expo Colex, mostra internacional de sticker art em São Paulo. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895