Pode ser conferida até o próximo domingo, na Fundação Ecarta (avenida João Pessoa, 943), a exposição "En Passant", resultado da reunião entre três jovens artistas, todos nascidos em 1989: Eduardo Montelli, Isabel Ramil e Juliano Ventura. A mostra foi selecionada através de edital, entre 20 projetos. As obras, recortes da produção dos autores, estão articuladas entre si e também com a própria galeria de arte.
O trabalho de Isabel Ramil, por exemplo, dialoga com as janelas da casa, que deverão permanecer abertas durante esta exposição. "En Passant" sugere questionamentos sobre o estar "em passagem". O uso da fotografia e do vídeo neste contexto sugere sequências e destaca uma importante reflexão sobre o tempo, lugar e indivíduo.
Eduardo Montelli é acadêmico do sétimo semestre de Bacharelado em Artes Visuais da Ufrgs. Participou de mostras em Porto Alegre e no interior do Estado, entre elas a videoinvasão "O Pleno ou o Vazio" e a exposição fotográfica "Bata Este Nada". Isabel Ramil também frequenta o bacharelado em Artes Visuais da Ufrgs, e estuda com Jailton Moreira.
Foi bolsista de iniciação científica do Centro de Documentação e Pesquisa do PPGAV-IA e da Fundação Iberê Camargo, em 2010, sob orientação da professora doutora Mônica Zielinsky. Nasceu no Rio de Janeiro, mas vive e trabalha em Porto Alegre. E Juliano Ventura, outro estudante de Artes Visuais do IA/Ufrgs, participou de diversos projetos e mostras coletivas em Porto Alegre e no interior do Estado, entre eles o "Projeto Percursos", a videoinvasão "O Pleno ou o Vazio" e "Basta Este Nada". Nasceu em Santa Maria; vive e trabalha em Porto Alegre.
Inaugurada em 2005, a Galeria de Arte da Fundação Ecarta se ocupa, especialmente, da arte contemporânea produzida no Rio Grande do Sul. Além de mostras, o espaço conta também com circuitos de debates e oficinas. O horário de visitação é de terças a sextas-feiras, das 10h às 19h, aos sábados das 10h às 20h, e aos domingos, das 10h às 18h.
Abriu a programação de 2010 com a exposição "Convivência Espacial", com obras dos artistas Luiz Roque, Marcos Sari, Marina Camargo, Romy Pocztaruk e Stela Terra. Por um lado, obras que não apresentam explicitamente nenhuma relação com o lugar onde são feitas ou com a biografia do artista. Por outro lado, temos proposições que buscam nas experiências dos sujeitos propositores, reais ou fictícias, material para o seu desenvolvimento.
Exposição "En Passant" reúne obras de três artistas em Porto Alegre
Mostra foi selecionada entre 20 projetos