Exposição itinerante da obra gráfica de Magliani abre hoje em Pelotas

Exposição itinerante da obra gráfica de Magliani abre hoje em Pelotas

"Magliani - Obra Gráfica" inaugura nesta quinta-feira no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo

Correio do Povo

Obra em xilogravura, "Fábula", de Magliani, que integra a mostra em Pelotas

publicidade

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi), o Serviço Social do Comércio (Sesc/RS) e o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg) inauguram hoje, às 19h, a exposição itinerante “Magliani - Obra Gráfica”. São cerca de 70 gravuras e pinturas produzidas durante a carreira de Magliani, e que irão percorrer o Rio Grande do Sul nos próximos meses - começando pelo Malg, em Pelotas, cidade natal da artista gaúcha. O projeto é uma iniciativa do Núcleo Magliani, centro de referência da obra da artista e fundado em 2013 por Julio Castro, que assina a curadoria da mostra. O Núcleo Magliani funciona no Estúdio Dezenove, no Rio de Janeiro, e tem apoio oficial da família de Magliani. Com a missão de preservar e difundir o acervo deixado pela artista, reúne pinturas, desenhos, gravuras, documentos pessoais e material de referência da obra, onde anteriormente foi seu atelier em parceria com Julio Castro. 

Depois de Pelotas, “Magliani - Obra Gráfica” vai passar por Caxias do Sul, Santa Maria e Porto Alegre. A itinerância é uma parceria entre o Instituto Estadual de Artes Visuais e o Sesc/RS e tem o objetivo de promover o incentivo à produção, a difusão e a circulação das artes visuais no RS.
A artista Maria Lídia Magliani (1946 – 2012) nasceu em Pelotas e se formou no Instituto de Artes em Porto Alegre. É uma das primeiras mulheres negras a se formar em artes pela instituição. Antes dela, formou-se em pintura a porto-alegrense Beatriz Araújo Moreira da Silva, em 1964, mas Magliani foi pioneira em construir uma trajetória dedicada à arte. Em 1966, ainda estudante, realizou sua primeira exposição individual na Galeria Espaço, em Porto Alegre, tendo o professor Ado Malagoli como seu incentivador. Ao longo do tempo, Magliani tornou-se uma figura emblemática de sua geração, pois realizou várias exposições de sucesso nas décadas de 1970 e 1980. O Malg fica localizado na Praça 7 de Julho, 180. A visitação pode ser feita de terças a sábados, das 12h30min às 18h.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 13 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895