Exposição lembra o holocausto através da arte

Exposição lembra o holocausto através da arte

"Pra Lembrar", de Bernadete Conte, está na Gravura Galeria de Arte

Correio do Povo

Fotos reconstruídas foram inseridas em telas com ferrugens, para falar de um tempo onde a humanidade ardeu.

publicidade

A psicanalista Bernardete Conte,com especialização em Poéticas Visuais pela Feevale (2008), Mestre em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (2012) e escultora, expõe "Pra Lembrar" na Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647), até 1º de outubro. A mostra tem como tema as Imagens do Holocausto e pode ser conferida de segundas a sextas, das 9h30min às 18h30min e sábados, das 9h30min ás 13h30min. 

A artista utiliza o mito da Medusa para explicar o seu processo criativo: “Quando não suportamos ver os horrores da realidade, pois são fonte de impotência que nos paralisam com um terror ofuscante, temos de  criar uma estratégia.  Fazer o mesmo que Perseu, que cortou a cabeça da Medusa usando um escudo polido. Criar uma Imagem para vê-la de outro ângulo. O ‘escudo polido’ que eu usei para enfrentar esse rosto mortal da fábrica da morte, veio para possibilitar o processo poético. Uma reconstrução das Imagens do Real, para que o espectador corte a cabeça do horror inimaginável, para poder acolher e incorporar o acontecimento no seu Saber e, assim,  simbolizar.”

 A mostra conta com três séries. A primeira apresenta 24 fotos de homens mulheres e crianças com seus dados verdadeiros, como nome, cidade, país e ano de nascimento. “São imagens em branco, evanescidas, metaforizando tanto a neblina do tempo, como o desaparecimento que não lhes deu nem sepultura, nem a Shivah, o ritual judaico da morte”, explica a artista.

A segunda série conta com gravuras digitais, com imagens de pessoas à espera dos trens para seu fatal destino. Apresenta, também, trabalhos feitos com objetos encontrados nos campos como passaportes e papéis com receitas. A última consiste em telas com ferrugens, onde foram inseridas fotos reconstruídas, para falar de um tempo onde a humanidade ardeu.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895