Exposição "Nosso Pampa" entra em cartaz

Exposição "Nosso Pampa" entra em cartaz

A mostra reúne aquarelas criadas por Sérgio Matte

Correio do Povo

Detalhe de obra do artista, que tem a lida no campo como um dos temas da série de aquarelas

publicidade

O Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre recebe a exposição “Nosso Pampa”, do artista e arquiteto Sergio Matte, a partir desta terça-feira. A mostra reúne uma série de aquarelas criadas em 2023 pelo gaúcho que tem se dedicado a registrar cenas do dia a dia da região da campanha, como as lidas do campo e a criação de gado, combinando paisagens com elementos que remetem à coragem e à força.

Com quase 50 anos de experiência em diferentes áreas da arquitetura, Matte usa o conhecimento sobre equilíbrio entre forma e função, estética e utilidade, para dar espaço ao seu lado de artista e artesão. Sua produção de aquarelas se intensificou no último ano, com a chegada de sua aposentadoria.

Desde jovem, Sergio também se dedica ao artesanato de facas, tendo como matérias-primas o aço, o couro e a madeira. Atualmente, está trabalhando na criação de ilustrações para um livro que será lançado no mês de setembro, em Jaguarão, sobre valores culturais da região da campanha do Rio Grande do Sul. Também prepara novas mostras de aquarelas que serão exibidas, nos próximos meses, no litoral gaúcho e na cidade de Esteio.

O Centro Cultural 25 de Julho fica na rua Germano Petersen Júnior, 250, bairro Auxiliadora, em Porto Alegre. A exibição poderá ser visitada até o próximo dia 30, de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 11h30min às 14h30min, com entrada franca.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895