Arte & Agenda

Exposição "O Retrato" está em cartaz no Paço Municipal de Porto Alegre

Mostra busca reflexão sobre a verossimilhança e a interpretação da identidade

Parte do acervo pertencente à Prefeitura de Porto Alegre pode ser visto na exposição "O Retrato", em cartaz, no Paço Municipal (praça Montevidéu, 10), até 26 de junho. As obras são, em sua maioria, retratos a óleo, mas também desenhos, aquarelas e algumas esculturas em bronze e mármore. A visitação pode ser feita de segundas a sextas, das 9h às 12h e das 14h às 18h, e aos sábados, das 13h às 17h.

A busca da reflexão sobre a fronteira sutil entre a verossimilhança e a interpretação da identidade humana é o principal objetivo da mostra. No acervo das pinacotecas Ruben Berta e Aldo Locatelli há um expressivo número de retratos, datados desde o século XIX até os dias de hoje.

Entre os artistas selecionados para a exposição constam Pedro Américo (pintor do Segundo Império), Almeida Junior e Eliseu Visconti (precursores do modernismo no Brasil), e o italiano Ravetta, autor dos retratos dos líderes políticos Júlio de Castilhos e Borges de Medeiros. Uma modulação temática organiza a mostra. Ela está dividida em Identidades Político-Militares (com obras de Giuseppe Boscagli, Júlio Gavronski e Bernardo Grasselli); Identidades Sociais (obras de João Fahrion, Joel Amaral e Gustavo Epstein); Autoidentidades (Leandro Selister, entre outros); e Anônimas.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 17 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio