Exposição "Trança" inaugura na UFCSPA

Exposição "Trança" inaugura na UFCSPA

Com curadoria de Gabriela Motta, mostra trafega pelo tempo, corpo e memória

Correio do Povo

Mostra "Trança" segue até 28 de julho no Espaço de Artes da UFCSPA

publicidade

A artista visual Marta Lima Martins-Costa inaugura sua exposição “Trança” nesta terça-feira, dia 20, às 19h, no Espaço de Artes da UFCSPA (av. Sarmento Leite, 245). A entrada é gratuita e a visitação segue até o dia 28 de julho. A curadoria é de Gabriela Motta, crítica e pesquisadora em artes visuais e docente no Centro de Artes da UFPel.

Marta utiliza em seu trabalho os conceitos de tempo, corpo e memória. Pinturas e desenhos são colocados em diálogo com materiais colecionados, ao longo do tempo, apresentados em nove painéis, revelando imagens simbólicas que marcaram a formação escolar da artista, na década de 1970. As páginas de cadernos antigos mostram estudos anatômicos de corpo, lições de botânica e moral e cívica. 

O público é convidado a prestar atenção aos detalhes das composições com desenhos de flores, borboletas negras, abelhas e ratos. Por meio da acumulação dessas figuras e transparências, são reveladas três dimensões: passado, presente e futuro. “Para mim, o tempo é essa trança, que se aperta ou se afrouxa, em constante movimento e é onde se apresentam as formas de memória e do corpo em diversidade”, diz. 

Marta é bacharela em Artes Plásticas (IA/Ufrgs) e especialista em Ensino das Artes (Feevale/RS). Vive e trabalha em Porto Alegre, onde atua como artista e professora de Artes. Em 2010, recebeu o Terceiro Prêmio 1º Concurso Literário Studio Clio, com “O imaginário da cidade”, na categoria Prosa. Em 2019, foi curadora da Exposição Transgressões de Tuchi Niederhagebock, no Centro Histórico-Cultural (CHC) da Santa Casa de Porto Alegre. Já realizou exposições no CHC da Santa Casa de Porto Alegre, na Galeria Espaço IAB e no Espaço das Artes do Tribunal Regional Federal (TRF4).


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895