Exposições começam na Gravura Galeria de Arte

Exposições começam na Gravura Galeria de Arte

"Miniarte Magia" e "Relatos, Retalhos e Profecias" inauguram neste sábado

Correio do Povo

Detalhe da obra 'O Anjo Protetor', que integra a exposição 'Relatos, Retalhos e Profecias', de Clara Pechansky

publicidade

A Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647), bairro Petrópolis, em Porto Alegre, promove, neste sábado, às 11h, o lançamento de duas exposições que tem Clara Pechansky à frente. Uma trata-se de coletiva com dezenas de artistas e curadoria de Clara, e outra é com trabalhos da própria artista. A visitação poderá ser feita até o dia 29 outubro de 2022.

Miniarte Magia

A Sala Negra vai expor a edição 43 da Miniarte, tradicional projeto coordenado por Clara Pechansky. Com o tema "Magia", traz obras de 192 artistas de 12 países: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, Equador, Estados Unidos, índia, Irã, México e Portugal. O Projeto Miniarte Internacional foi criado em 2003 por Clara Pechansky e tem como objetivo democratizar a arte. As obras em pequeno formato apresentam técnicas variadas, como pintura, desenho, gravura, fotografia, cerâmica e colagem.

Inéditos

A Sala Branca da galeria receberá a colorida exposição "Relatos, Retalhos e Profecias", com 19 desenhos inéditos com temas judaicos. Na mostra, Clara Pechansky celebra as origens ucranianas e lendas de sua família. “Cresci ouvindo histórias sobre o Rabino de Berdichev, meu antepassado, que era uma espécie de santo, e que benzeu as 10 gerações posteriores a ele. Pertenço à 6ª geração bendita pelo rabino, e, portanto minhas próximas gerações também estão abençoadas”, conta a artista. Clara descreve as obras da mostra como uma forma bem humorada de representar o judaísmo. A apresentação da exposição foi escrita por Cintia Moscovich: “Com suavidade, com cor, com brilho, mas também com amor pelas lembranças e com fé na bênção recebida, aqui está 'Relatos, Retalhos e Profecias' e nossa Clara Pechansky em sua melhor forma a nos abençoar com vida e com beleza.“ – afirma a escritora no texto que acompanha as obras.

Sala Clara Pechansky

No Piso Dois, novo espaço da Gravura, será inaugurada a Sala Clara Pechansky, uma homenagem de Regina Galbinski Teitelbaum, proprietária do local, à artista que considera a madrinha da galeria. Clara se diz emocionada e orgulhosa com o tributo.

Biografia

Clara Pechansky é bacharel em Pintura pela UFPel e atua como artista plástica desde 1957. Licenciada em Desenho e História da Arte, e especializada em Educação Audiovisual pela UFRGS, fundou o Atelier Clara Pechansky em 2001, onde orienta grupos de Desenho e Pintura. Produziu mais de 100 capas de livros e ilustrações para diversos fins. Trabalha em diferentes técnicas, como Desenho, Gravura em Metal, Litografia e Pintura. Realizou 75 exposições individuais em galerias e museus da Alemanha, Brasil, Bélgica, Colômbia, Espanha, Estados Unidos. Holanda, México e Portugal. Selecionada e convidada para mais de 200 exposições coletivas, premiada e homenageada em muitos países, atua também como Gestora Social e Cultural no Brasil e América Latina.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895