Arte & Agenda

Exposição que retrata Mata Atlântica inaugura na Ocre Galeria

A mostra “Quando o corpo toca a terra”, de Bea Balen Susin, é composta por 30 obras e inaugura neste sábado, às 11h

Com curadoria da crítica e historiadora da arte Paula Ramos, a mostra abre neste sábado, das 11h às 14h
Com curadoria da crítica e historiadora da arte Paula Ramos, a mostra abre neste sábado, das 11h às 14h Foto : Wanderlei Oliveira / Divulgação / CP

A exposição “Quando o corpo toca a terra”, da artista visual Bea Balen Susin, traz a público um painel de dezesseis metros de largura por um metro e oitenta de altura que impressiona pelo tamanho e pela pintura . A obra retrata a vegetação da Mata Atlântica e integra a exposição “Quando o corpo toca a terra”, da artista visual Bea Balen Susin. Com curadoria da crítica e historiadora da arte Paula Ramos, a mostra abre neste sábado, das 11h às 14h, na Ocre Galeria (av. Polônia, 495 - São Geraldo).

O painel é composto por 20 telas de 0,80 m de largura (e 1m80 de altura), montadas lado a lado numa grande panorâmica. “Habitadas por uma profusão de formas vegetais, em uma paleta vívida e exuberante, as pinturas parecem exibir, progressivamente, um adensamento da experiência, como se fosse possível tatear a superfície das plantas, acompanhar o transporte da seiva, sentir a absorção das raízes, pulsar no ritmo da mata”, comenta a curadora, também professora do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IA/Ufrgs), no texto de apresentação da mostra.

A exposição abriga ainda dez outras obras da artista sobre o tema da natureza. Cinco igualmente inspirados num trecho da Mata Atlântica em Santa Catarina e cinco, em papel, reproduzindo troncos de árvores de outros lugares.

O insight que levou Bea a produzir as telas a óleo do painel revelou-se ao visitar sua filha, que mora no pé da Mata Atlântica na praia do Campeche. “Sempre tive ligação com a natureza. Cheguei lá, sentei-me fora da casa, olhei a paisagem e vi aquela mata imensa. Pensei: ‘Isso daria um quadro enorme’. Fiz mais de 40 fotos e ao retornar para casa comecei a pintar”, conta a artista, que em breve fará 79 anos, dos quais mais de 60 dedicados ao ofício que abraçou depois de cursar Belas Artes na Universidade de Passo Fundo.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 13 de novembro de 2025

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio