Fantaspoa é eleito um dos maiores festivais de cinema fantástico do mundo

Fantaspoa é eleito um dos maiores festivais de cinema fantástico do mundo

Festival foi apontado pela publicação norte-americana MovieMaker como destaque

Filme 'Tóxico' integrou a edição do Fantaspoa 2020

publicidade

O Fantaspoa - Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre foi listado pela norte-americana MovieMaker Magazine em sua relação anual dos mais relevantes festivais de cinema de gênero do mundo. A publicação, que é uma das maiores referências da indústria cinematográfica, já havia destacado o Fantaspoa em 2018, com uma matéria exclusiva, e incluiu o evento brasileiro em sua listagem de 2019. Trata-se de importantíssima chancela ao festival, apontando ainda mais o Fantaspoa como o mais importante festival de cinema fantástico da América Latina. O reconhecimento é uma demonstração clara da importância do fomento à cultura no Brasil. Segundo os organizadores João Fleck e Nicolas Tonsho, "os patrocínios recebidos foram essenciais para o desenvolvimento do projeto, sem os quais provavelmente o festival não existiria hoje em dia". Apoiado por nove edições consecutivas, o Fantaspoa teve que ser financiado coletivamente em 2020 e, até o momento, sua edição de número 17 não tem patrocinador confirmado.

Único representante sul-americano na lista da MovieMaker, o Fantaspoa é o mais longevo festival de cinema de Porto Alegre. Devido à pandemia do novo coronavírus, foi o primeiro grande evento fílmico do continente a ser realizado de forma inteiramente virtual e gratuita. Possibilitou, dessa maneira, que pessoas de todo o Brasil participassem, obtendo público recorde de mais de 70.000 espectadores.

A décima sétima edição do Fantaspoa será realizada novamente de forma virtual, no primeiro semestre de 2021. As inscrições para obras participarem do festival estarão abertas até o dia 31 de janeiro de 2021, em www.filmfreeway.com/fantaspoa.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 26 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895