O fechamento da exposição “Queermuseu — Cartografias da Diferença na Arte Brasileira” no Santander Cultural continua gerando reações pró e contra o ato. A mostra, aberta em 15 de agosto e que estava programada para seguir até o dia 8 de outubro, foi cancelada no domingo após protestos nas redes sociais e de pessoas no sábado em frente ao prédio.
O curador da exposição, Gaudêncio Fidelis, disse que não foi consultado sobre o fechamento. Segundo ele, foi uma decisão unilateral do Santander. Em entrevista à Rádio Guaíba, o curador lamentou o fechamento da “Queermuseu”, já que com a repercussão gerada as pessoas ficaram impedidas de ver o que está sendo debatido. “Desse universo de 263 obras, apenas 4 ou 5 teriam algum caráter controverso”, defende o curador. Questionado sobre uma possível transferência da mostra para outro local, Gaudêncio disse que é inviável.
Enquanto publicações na Web, como a do Movimento Brasil Livre (MBL), comemoraram o boicote à mostra nas redes sociais, também houve muitos protestos pelo fechamento da mostra. Uma manifestação “pela liberdade de expressão” foi marcada pelas redes sociais para ser realizada nesta terça-feira, às 15h30min, em frente ao prédio do Santander Cultural (Sete de Setembro, 1028), na Praça da Alfândega.
Fechamento de exposição de arte segue provocando polêmica
Mostra estava programada até o dia 8 de outubro