A cerâmica gaúcha será celebrada em Novo Hamburgo com a realização da Casa Cerâmica, evento gratuito que reúne artistas, artesãos e amantes da arte em um dia de feira e atividades especiais. Neste sábado, das 10h às 19h, o Centro Municipal de Cultura dará visibilidade à cerâmica artesanal produzida no Rio Grande do Sul, com mais de 20 expositores, oficinas, palestras e demonstrações ao vivo. A programação faz parte do projeto Jornada Casa Cerâmica, que já realizou edições em Caxias do Sul e Porto Alegre, em 2024, reunindo mais de 4 mil pessoas.
Na feira estarão à venda itens utilitários para o dia a dia, como canecas, travessas e pratos; peças de arte, como esculturas; objetos de decoração variados; e acessórios pessoais, como colares e brincos. Além de adquirir as peças, os visitantes podem participar gratuitamente das palestras e oficinas que acontecem ao longo do dia. As oficinas são direcionadas para pessoas com diferentes níveis de conhecimento, até mesmo aquelas que nunca tiveram contato com a cerâmica e, ao final do evento, os participantes podem levar suas obras para casa.
“A cerâmica artesanal gaúcha já conquistou reconhecimento além das nossas fronteiras, destacando-se pela sua criatividade e excelência. Após o sucesso dos eventos realizados em Caxias do Sul e Porto Alegre, chegamos a Novo Hamburgo e vamos novamente reunir profissionais, estudantes e entusiastas dessa arte rica e expressiva, que transmite um pouco da nossa identidade em cada peça. Esta será uma oportunidade imperdível para todos que desejam aprender mais sobre o universo da cerâmica ou se encantar com obras únicas e exclusivas”, afirma Michelle Bloedow, ceramista e produtora do evento.
Palestras e oficinas
Dentro da programação de eventos, às 10h, acontece a palestra “Cerâmica negra: Queimas de redução nos povos nativos do continente. Sabedorias que percorrem os tempos”. A conversa é ministrada por Maya, artesã do barro, oleira e paneleira nascida na Bolívia, com aprendizados em cerâmica tanto no Brasil quanto em seu país natal. Maya é professora de torno e queimas não elétricas no ateliê Kátia Schames e feirante nas feiras ecológicas de Porto Alegre com a Puruma Cerâmicas.
Às 15h, a ceramista Alexandra Eckert irá falar sobre o universo da cerâmica na perspectiva da pesquisa e do trabalho acadêmico. Alexandra é artista visual, pesquisadora, professora e curadora. Licenciada em Educação Artística, é Bacharel em Cerâmica e Mestre em Poéticas Visuais pela Ufrgs, além de Doutora em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale. É docente na Graduação e Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Feevale e coordenadora do Projeto de Extensão Projeto Circular Feevale.
A programação também conta com duas oficinas. A primeira acontece às 11h30 e é ministrada pela artista Analisa Eschberger, que irá ensinar a técnica de argilogravura, que cria estampas em papel usando a argila como matriz. Às 17h é a vez da ceramista Julia Splash ministrar a oficina “Caminhos do Barro – Aguçando sentidos através da Argila”, uma vivência na qual os alunos experimentam o contato com a cerâmica de olhos vendados, despertando os sentidos e a criatividade. Haverá, ainda, apresentações de torno ao vivo durante todo o evento e música comandada pelo DJ Kalunga.
Todas as atividades possuem entrada franca e são abertas ao público por ordem de chegada. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no perfil do evento no Instagram.