Feira do Livro da Fundação Ângelo Bozzetto mobiliza Faxinal do Soturno e região

Feira do Livro da Fundação Ângelo Bozzetto mobiliza Faxinal do Soturno e região

Evento começou nesta sexta-feira e segue até domingo

Correio do Povo

Um dos espaços de livreiros na Feira do Livro

publicidade

Teve início nesta sexta-feira e segue até domingo (22/10), a 9ª Feira do Livro da Fundação Ângelo Bozzetto, que tem como patrona a Doutora em Comunicação Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello, professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com o tema "As riquezas do nosso Geoparque Quarta Colônia", o evento acontece em paralelo à Exposição Feira Agroindustrial e Comercial de Faxinal do Soturno (Expofax), no estande da Nova Palma Energia.

Na programação, muita literatura, mais de 15 autores convidados, sessões de autógrafos, sarau literário, apresentações do Projeto Expressando Arte e diversas atrações para o público, especialmente para as crianças. Também serão revelados os vencedores do Concurso de Redação Riquezas e Memórias da Quarta Colônia e do Concurso de Fotografia Histórias e Memórias da Quarta Colônia. A comissão de seleção foi integrada por professores da UFSM e por membros associados da Casa do Poeta de Santa Maria.

A nona edição – com patrocínio da Nova Palma Energia - volta depois de três anos de pausa por conta da pandemia da Covid-19. E chega com escritores de grande reconhecimento, como o santa-mariense Armando Ribas Neto. Seu livro "Marvin Grinn e a Chave Mestra" já figurou entre os mais vendidos do ano no Brasil, na categoria infanto-juvenil. No sábado, ele estará na feira lançando "Marvin Grinn e o Segredo da Sereia".

Outra sessão de autógrafos deste sábado é o livro "Patrimônio Histórico Cultural Geoparque Quarta Colônia: memória, educação e preservação". Publicado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi produzido por professores dos nove municípios que formam a Quarta Colônia: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Sêca, São João do Polêsine e Silveira Martins.

No domingo, um dos destaques é o Sarau Literário com autores associados à Casa do Poeta de Santa Maria. Outra presença confirmada é a do juiz de Direito, professor e pesquisador Ulysses Fonseca Louzada, que estará autografando suas obras. Entre elas, "Desalgemando o Sistema Ressocializador: Clamor à Educação", onde analisa a ressocialização de presos com base em suas experiências no Judiciário gaúcho.

APRESENTAÇÕES, PRÊMIOS E HOMENAGEM 

Além das sessões de autógrafos, haverá apresentações especiais das turmas do Projeto Expressando Arte, da Fundação Ângelo Bozzetto, com dança, técnicas circenses, karatê e percussão. No domingo à tarde, a professora Valserina Bulegon Gassen receberá uma homenagem de reconhecimento e gratidão por seu trabalho e liderança em prol da comunidade da Quarta Colônia. 

Todas as atividades acontecem em um espaço amplo e arborizado, dentro do parque de exposições de Faxinal do Soturno. “Teremos também brinquedos e diversão para visitantes de toda a região. Queremos repetir as edições anteriores, que reuniram milhares de pessoas.”, diz Mariza Bozzetto, presidente da Fundação.

 No domingo, a partir das 15h, ocorre a entrega das premiações aos vencedores do Concurso de Redação Riquezas e Memórias da Quarta Colônia e do Concurso de Fotografia Histórias e Memórias da Quarta Colônia, além de apresentações artísticas.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895