Feira do Livro de Porto Alegre anuncia atrações confirmadas com Bela Gil, Rita Von Hunty, Lilia Guerra e mais
Evento, que está na sua 70ª edição, acontece de 1º a 20 de novembro, com programação para além da Praça da Alfândega , ocupando o Espaço Força e Luz e o Teatro Carlos Urbim
publicidade
A Feira do Livro de Porto Alegre anunciou algumas atrações confirmadas para a 70ª edição. O evento acontece de 1º a 20 de novembro, com o tema “O Tempo Passa Por Aqui”. O Patrono da Feira deste ano é o escritor Sérgio Faraco.
Entre as atividades e nomes confirmados está Bela Gil com a conversa sobre os caminhos necessários para democratizar a alimentação saudável no Brasil. Rita Von Hunty, também irá marcar presença, com um debate sobre gênero, sexualidade e a história do movimento LGBTQIA+. A novidade deste ano é a criação de uma curadoria para autores de literatura negra que fica a cargo da escritora Lilian Rocha, com isso, a escritora Lilia Guerra participa do bate-papo “Diálogos literários e antirracistas”.
Há atrações internacionais com Feda Shtia, autora da Jordânia, e Claudia Piñeiro, autora argentina.
Em agosto, durante a coletiva de imprensa para a revelação do Patrono do evento literário, a coordenadora e produtora da programação geral da Feira, Sandra La Porta destacou que dos quase 300 autores convidados, mais de 90% são gaúchos. “A Feira será feita por gaúchos e para gaúchos. São 259 autores gaúchos, 24 de outros estados e 10 escritores internacionais”, disse.
Segundo Sandra, até aquele momento estavam agendados 176 eventos de várias tipologias e 20 oficinas. “A programação ocorrerá em quatro espaços, sendo um deles o Espaço Força e Luz com o auditório Barbosa Lessa, com as salas Noé de Mello Freitas e O Retrato; o Teatro Carlos Urbim e a Praça de Autógrafos”.
A coordenadora da Área Infantil, Sônia Zanchetta, lembrou que haverá Encontros do Autor no Teatro Carlos Urbim, o espaço Aldeia das Histórias, ambientado como aldeia africana, com contadores de histórias, todos negros, caracterizados de acordo com o tema. “Teremos 38 sessões de autógrafos de escolas, que lançam livros na Praça de Autógrafos e Memorial. Teremos o Seminário Internacional de Bibliotecas, no SindBancários, o Encontro de Influenciadores Literários e Seguidores, entre outras atrações”, destaca.
Confira detalhes da programação divulgada até o momento:
Feda Shtia: no dia 3 de novembro, às 17h30, no Espaço Força e Luz - Auditório Barbosa Lessa (R. dos Andradas, 1223), a autora da Jordânia, que teve seus livros traduzidos para mais de cinco idiomas, conversa com Anna Claudia Ramos sobre o romance “Quatro Zero Oito” (Editora Rua do Sabão, 2023), seu primeiro título publicado no Brasil.
Bela Gil: no dia 6 de novembro, às 17h30, no Teatro Carlos Urbim, conversa sobre o livro “Quem vai fazer essa comida? Mulheres, trabalho doméstico e alimentação saudável” (Editora Elefante, 2023) e discute com Elaine Maritza os caminhos necessários para democratizar a alimentação saudável no Brasil.
Rita Von Hunty: no dia 7 de novembro, às 17h30, no Teatro Carlos Urbim, a persona drag do ator e professor Guilherme Terreri conversa com Paula Taitelbaum sobre gênero, sexualidade e a história do movimento LGBTQIA+.
Cuti: no dia 8 de novembro, às 15h30, no Espaço Força e Luz - Auditório Barbosa Lessa, o poeta, ficcionista, dramaturgo e ensaísta Cuti, pseudônimo de Luiz Silva, participa do bate-papo “Ciclo PRETO SOU - A negritude na poesia brasileira contemporânea” com Elizandra Souza, Ronald Augusto e Duan Kissonde.
Lilia Guerra: no dia 9 de novembro, às 17h30, no Espaço Força e Luz - Sala Noé de Melo Freitas, a autora de “O céu para os bastardos” (Editora Todavia, 2023) participa do bate-papo “Diálogos literários e antirracistas” com Winnie Bueno e Nathallia Protázio.
Claudia Piñeiro: no dia 10 de novembro, às 17h30, no Espaço Força e Luz - Auditório Barbosa Lessa, a autora argentina promove o lançamento de “Catedrais” (Primavera Editorial, 2024) em conversa com Lu Thomé sobre temas como corrupção, violência e os segredos obscuros que moldam suas histórias.
Ruy Castro e Heloisa Seixas: no dia 16 de novembro, às 17h30, no Espaço Força e Luz - Auditório Barbosa Lessa, o autor de “O ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim” (Cia. das Letras, 2024) e a autora de “O livro dos pequenos nãos” (Cia. das Letras, 2021) conversam com Arthur de Faria sobre suas ricas trajetórias literárias.