A escritora gaúcha Chris Cidade Dias é uma das presenças confirmadas na programação de autógrafos da 71ª Feira do Livro de Porto Alegre. Reconhecida por uma trajetória de duas décadas dedicadas à literatura infantil, com mais de 500 mil exemplares vendidos e cerca de 50 obras publicadas entre livros físicos, digitais e antologias, a autora participa de duas sessões de autógrafos neste domingo, dia 2 de novembro.
Às 15h, no Pavilhão de Autógrafos, Chris autografa “O Monstro do Guaíba 2” (O Sumiço), obra inspirada na enchente histórica de 2024, que narra o desaparecimento do lendário monstro do Guaíba em meio aos mais de cinco metros alcançados pelas águas. A história acompanha os personagens André e Alice que, assim como tantos gaúchos, perderam seus lares em uma jornada simbólica de perda, busca e esperança.
Na sequência, às 17h, no Mercado das Histórias, será lançado o livro “A Sete Palmos” (Editora Metamorfose), escrito em coautoria com Eleonora Medeiros, Helô Bacichette, Marcelo Spalding, Marlon Costa, Milene Barazzetti e Roger Castro. Durante o evento, os autores participam de um bate-papo com os leitores, seguido de sessão de autógrafos às 18h, na Praça de Autógrafos Coletivos.
A narrativa de “A Sete Palmos” acompanha sete estudantes-atletas que viajam para disputar as Olimpíadas Escolares em uma cidade da fronteira. Ao longo da competição, eles descobrem coincidências entre suas histórias de vida e enfrentam desafios que colocam à prova valores como amizade, coragem e superação. Um enredo de aventura, mistério e descobertas, que une diferentes vozes literárias em uma única trama.
Nova fase na carreira
A escritora, que já venceu o Prêmio Açorianos de Literatura 2016 com “Então quem é “, obra que também integrou o Catálogo de Bolonha, recebeu o Prêmio Viva Leitura 2016 e o Prêmio Panvel e foi destaque em iniciativas como o Inovação Empreendedora PGQP (2015) e o TEDx Unisinos (2017), começou neste ano uma transição de carreira. Chris se prepara para lançar seu primeiro romance, intitulado “A Mulher que Ouvia os Quadros”. O livro nasceu durante uma viagem à Espanha e costura arte, memória e o olhar feminino em uma narrativa poética, que marca uma virada na trajetória da autora. Chris também circula pelo Rio Grande do Sul a bordo da Kombina, uma kombi artística que leva livros, encontros e experiências literárias a diferentes públicos e está entre os autores que integram a plataforma de leitura Elefante Letrado.
Serviço
Data: 2 de novembro de 2025 – Domingo
Local: Pavilhão de Autógrafos — 71ª Feira do Livro de Porto Alegre 📚
15h – Autógrafos do livro “O Monstro do Guaíba 2” (O Sumiço)
Local: Mercados das Histórias
17h – Lançamento coletivo do livro “A Sete Palmos” (Metamorfose)
Local: Praça de Autógrafos Coletivos
18h – Sessão de autógrafos com os sete autores