Confira 10 atrações do último final semana da Feira do Livro de Porto Alegre

Confira 10 atrações do último final semana da Feira do Livro de Porto Alegre

O evento está repleto de atividades literárias e culturais, todas com acesso gratuito até 15 de novembro

Correio do Povo

A festa literária segue até o próximo dia 15 de novembro, com funcionamento das 10h às 20h.

publicidade

Confira 10 atrações do último final semana da Feira do Livro de Porto Alegre. O evento está repleto de atividades literárias e culturais, todas com acesso gratuito. A festa literária segue até o próximo dia 15 de novembro, com funcionamento das 10h às 20h. 

Confira uma lista de atividades, realizadas na Praça da Alfândega:

  • Sexta-feira, dia 10 de novembro

Ciclo Preto Sou
Com palestras, contações de histórias e apresentações artísticas e culturais de escritores, coletivos negros e quilombos de Porto Alegre, Portão e Maquiné, o Ciclo proporciona uma imersão na cultura e o cotidiano afrodescendente. A programação começa, às 9h, com o bate papo com o escritor Rogério Andrade Barbosa. A ação será realizada em vários espaços da Feira : Espaço Petrobrás Carlos Urbim, Espaço Jovem Banrisul Vero, Território dos Parceiros da Feira/Correios, no Memorial do RS, Praça dos Autógrafos, no Quintal das Histórias/Sulgás e na Sala do Acervo de Referência em Literatura Infantil e Juvenil da CRGL.

Cristino Wapichana
O artista do povo indígena Wapichana, Cristino estará no estande da Melhoramentos, às 19h, com seus livros, “O cão e o curumim”, “Os meninos maluquinhos” e “Cada remada uma história”. Wapichana participou da Feira do Livro de Bolonha, na Itália, e recebeu o prêmio Litteratudo Monteiro Lobato, de 2015, e a estrela de prata do Prêmio Peter Pan, em 2018. Foi terceiro colocado no 59º Prêmio Jabuti.

José Verá no Margs
O artista guarani José Verá realiza contação de histórias, baseada nos desenhos e narrativas de seu livro "Nhemombaraete Reko Rã'i: fortalecendo a sabedoria", às 16h, na Sala Aldo Locatelli, no Margs (Praça da Alfândega, s/n). Não é necessário fazer inscrição prévia. Verá e outros artistas de sua família e aldeia estarão no Foyer do Museu, nos dias 10, das 14h às 18h, e dia 11, das 11h às 18h, realizando uma feira de arte Guarani e vendendo seu livro.

  • Sábado, dia 11 de novembro

Palco ComicCon RS
O evento estará na Feira, das 10h às 20h, no Espaço Jovem Banrisul Vero. Entre os bate-papos, os 85 anos do Superman, o mercado de dublagem, os multiversos na cultura pop e as produções true crime inspiradas em casos reais. A programação conta ainda com conversa com o fenômeno das tirinhas da internet Rafael Fritzen, desfile Cosplay e o K-Pop Show.

Pedro Pacífico
Referência entre os produtores de conteúdo literário nas redes sociais, com quase meio milhão de seguidores no Instagram, Pedro Pacífico participa de um bate-papo sobre como os livros podem nos ensinar sobre o mundo, às 14h, no Espaço Força e Luz (Andradas 1223). Depois, às 16h, autografa “Espelho, espelho meu, diga-me quem sou eu!”, seu livro de estreia na literatura infantil, na Praça de Autógrafos.

Relatos da Pandemia de Covid-19
O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, em parceria com o Museu de História da Medicina e com a Associação dos Amigos do Museu de História da Medicina, promove o segundo volume do “Histórias médicas contadas por médicos”. A obra reúne 25 contos de 25 profissionais que estavam na linha de frente no combate ao Covid-19. Sessão de autógrafos, das 13h30 às 17h30, no Kofre Café do Farol Santander na Praça da Alfândega.

Feminismo com Fernanda Melchionna
A Deputada Federal do PSOL Fernanda Melchionna autografa seu primeiro livro “Tudo isso é feminismo?” (Editora de Cultura), às 19h, na Praça de Autógrafos. A obra combate o apagamento histórico e cultural das mulheres e suas reivindicações. A partir da experiência de anos da autora em debates sobre gênero, feminismo e luta das mulheres nos diferentes espaços sociais, sua primeira obra trabalha a história de luta por direitos das mulheres numa perspectiva classista, histórica e de combate às opressões.

Música Popular Brasileira
O jornalista e escritor Nelson Motta traz o clássico “Noites tropicais”, em nova edição sobre os anos de ouro da música popular brasileira para a Feira do Livro. Ele participa de bate-papo com Arthur de Faria, às 16h, Espaço Força e Luz. Depois, às 18h, autografa na Praça de Autógrafos.

Quadrinhos com Augusto Paim e Pablito Aguiar
Lançamento de “Pequeno manual da reportagem em quadrinhos”, de Augusto Paim, em bate-papo com o quadrinista Pablito Aguiar, às 17h, no Auditório do Memorial do RS (Sete de Setembro, 1020). E, às 18h, autógrafos de livro de Paim sobre cada etapa da produção de uma HQ-reportagem, da pré-apuração à publicação, na Praça de Autógrafos.

Patrono da Feira 
O patrono da Feira do Livro, o escritor e cineasta Tabajara Ruas autografa seus livros “O Amor de Pedro por João”, “Os Varões Assinalados”, “Perseguição e Cerco a Juvêncio Gutierrrez” e “Guerra dos Farrapos (quadrinho)”. Na Praça de Autógrafos, às 17h.

*A cobertura do Correio do Povo na Feira do Livro de Porto Alegre 2023 é um oferecimento de Banrisul


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895