Destaques na programação da Feira do Livro neste fim de semana

Destaques na programação da Feira do Livro neste fim de semana

Nomes como Lázaro Ramos e o norueguês Geir Gulliksen marcam presença

Correio do Povo

Lázaro Ramos e o norueguês Geir Gulliksen estarão na Feira do Livro neste final de semana

publicidade

A 68ª Feira do Livro de Porto Alegre está chegando ao seu segundo fim de semana. As atividades para sábado, dia 5, e domingo, dia 6, são das mais variadas e trazem nomes de peso na cultura brasileira e internacional. O norueguês Geir Gulliksen desembarcar na capital gaúcha, além dele, a escritora Noemi Jaffe dos livros “O que ela sussurra” e “Lili” também tem encontro marcado com o público que estiver pela Praça da Alfândega neste sábado.

Já no domingo, o grande destaque é o ator e diretor Lázaro Ramos. Ele compartilha desafios, escolhas criativas e descobertas sobre o seu livro “Medida provisória: Diário do diretor”. A Feira do Livro também contará com uma programação musical que ficará por conta da Orquestra Villa-Lobos. 

Confira esses e outros destaques abaixo:

Sábado, dia 5:

• Quanto do que pensamos ser amor é apenas projeção?
Com Geir Gulliksen e Cris Lisbôa. O norueguês Geir Gulliksen (“História de um casamento”) se apoia em acontecimentos autobiográficos para falar de relacionamento que está ruindo e questionar as convenções de masculinidade e feminilidade. Mediação de Cris Lisbôa (Tem um coração que faz barulho de água, Editora Memória Visual/2018). 
*Evento com tradução simultânea para o Português.
Horário: 16h
Local: Auditório Barbosa Lessa

• Noemi Jaffe, a elaboração de afetos: uma escrita singular e plural
Com Noemi Jaffe, Jane Tutikian e Paula Taitelbaum Conversa com Noemi Jaffe, escritora, doutora em literatura brasileira pela USP, professora de escrita e literatura e crítica literária. Publicou vários livros, entre romances, contos, poesia e teoria literária, entre eles, “O que ela sussurra” e “Lili”.
Horário: 17h30min
Local: Auditório Barbosa Lessa

• Planeta Terra chamando!
Com Daniel Munduruku, Auritha Tabajara, Jovina Renh Ga e Olivio Jekupé. Encontro poderoso de quatro indígenas. Como o conhecimento indígena pode evitar crises ambientais. Vamos entender o funcionamento do planeta? Como a literatura indígena e suas manifestações culturais podem ajudar nesse processo?
Horário: 18h
Local: Teatro Carlos Urbim

Domingo, dia 6

• Orquestra Villa-Lobos
Programa de educação musical desenvolvido há 30 anos na EMEF Heitor Villa-Lobos, na Vila Mapa, Porto Alegre. O espetáculo apresentará repertório popular variado com participação especial de Beto Chedid e Preto X. Regência de Cecilia Silveira.
Horário: 11h
Local: Teatro Carlos Urbim

• Medida provisória – Diário do diretor
Com Lázaro Ramos e mediação de Alê Garcia. Em Medida provisória: Diário do diretor (Editora Cobogó/2022), Lázaro Ramos narra os bastidores de seu primeiro trabalho atrás das câmeras, como diretor de cinema. Compartilhando desafios, escolhas criativas e descobertas. Mediação do escritor Alê Garcia. (Negros Gigantes: As personalidades que me fizeram chegar até aqui, Ed. Latitude/2022).
 *Este evento requer retirada de senha para acesso (senhas distribuídas no próprio dia do evento, a partir das 12h30, no Balcão de Informações da Feira, localizado na Praça da Alfândega).
Horário: 16h
Local: Teatro Carlos Urbim

• Literatura e o fim do mundo
Com Patricia Portela, Altair Martins e Caroline Becker. Como a ficção pode competir ou dialogar com um mundo em que eventos extremos e absurdos são cada vez mais recorrentes? Debatem o tema a escritora portuguesa Patrícia Portela (“Hífen”), e o escritor Altair Martins (“Os donos do inverno”). Mediação da professora e pesquisadora sobre distopias Caroline Becker. Evento em parceria com Instituto Camões em Brasília.
Horário: 17h30min
Local: Auditório Barbosa Lessa

• A passagem do tempo
Com Luiz Coronel e Gilberto Schwartsmann. O escritor Luiz Coronel (“Dicionário Luiz Coronel”, “Um Domingo Ensolarado”, “Dicionário Dostoiévski” e “Tolstói”, “Uma Viagem pela Alma Humana”, “Uma Lição de Vida”, “Dicionário Pablo Neruda”, “Um Poeta Maior do Século XX”) debruça-se sobre as visões do tempo, dos gregos antigos aos transumanos da era da informática, e o médico Gilberto Schwartsmann (“Divina Rima: um diálogo com a Divina Comédia de Dante Alighieri”, “O Sol brilhou na Corrúpnia”, “A Amante de Proust”), discorre as surpresas que o tempo confere a cada dia, a partir de sua experiência profissional. O formato revive o dueto entre Lorca e Neruda.
Horário: 15h
Local: Auditório Barbosa Lessa


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895