Eventos literários marcam agenda cultural hoje em Porto Alegre

Eventos literários marcam agenda cultural hoje em Porto Alegre

No Instituto Ling, professora apresenta história e obras de João Cabral de Melo Neto

Correio do Povo

Obras de João Cabral de Melo Neto são destaque hoje no Instituto Ling

publicidade

Os jornalistas Juremir Machado da Silva, Moisés Mendes e Vera Daisy debatem “Mídia e Democracia”, hoje em Porto Alegre, às 19h30min, no Sintrajufe/RS (Marcílio Dias, 660). A atividade gratuita e aberta à comunidade marca a retomada do projeto “Conversas Impertinentes”, com o qual o Sintrajufe/RS promove debates e palestras com uma visão crítica sobre temas atuais. O assunto escolhido nesta edição busca discutir o papel da mídia na conjuntura brasileira. Haverá emissão de certificado e não é necessária inscrição prévia. 

A oportunidade para conhecer um pouco do premiado escritor João Cabral de Melo Neto (1920-1999) é hoje, às 16h, com o projeto “Poesia no Ling”, no Instituto Ling (João Caetano, 440). A professora Maria do Carmo Campos apresenta a biografia e detalhes da obra do escritor de “O Cão sem Plumas”, “Morte e Vida Severina” e “Agreste”, além de dar voz a alguns de seus mais famosos poemas. Os ingressos para o evento estão à venda no site do Instituto Ling.

João Cabral, um dos maiores poetas da literatura brasileira, pertenceu à terceira fase do modernismo e é conhecido por sua capacidade de experimentação e inovação linguística. Sua poética explorou desde a lírica amorosa até a poesia engajada. Traduzido para diversos idiomas, recebeu uma série de prêmios importantes, como o Camões, o Neustadt International e o Rainha Sofia.

Outra oportunidade literária é o bate-papo gratuito com o escritor Altair Martins sobre o seu novo livro “Os Donos do Inverno” (Editora Dublinense), a partir das 19h30min, na Biblioteca Central da PUCRS (Ipiranga, 6681). A conversa será mediada pelos professores da Escola de Humanidades Ricardo Barberena e Arthur B. Telló.

Identidade indígena

Já a edição de outubro do “Papo Justo”, também hoje, às 19h, recebe Raquel Rodrigues, do povo Kubeo, para falar sobre a identidade indígena. Natural de Manaus (Amazonas), ela é ativista pelos direitos dos povos originários do Brasil, pedagoga e mestranda em Educação (Ufrgs) e cofundadora do Terá Coletiva Terratral. Atua como performer, bailarina e facilitadora de oficinas educativas, como o “Teatro de Tapera”.

No Clube de Cultura (Ramiro Barcelos, 1853), por sua vez, nesta quinta, às 19h, será realizada a palestra gratuita “Paisagens Rituais”, com a artista plástica peruana Augusta Sarria Larco. Ela falará sobre a técnica utilizada em seu trabalho e traçará um panorama atual sobre as artes plásticas no Peru.

A palestra faz parte das atividades da exposição da artista, que se encontra aberta ao público até o dia 2 de novembro, na Galeria André Paulo Franck, das 17 às 22h, de segunda a sábado, com entrada franca. A artista busca na pedra sagrada Wanka e nas cores dos vales peruanos os elementos espirituais, estéticos e pictóricos para produzir a sua obra. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895