Feira do Livro

Feira do Livro acolhe estudantes na Praça da Alfândega

Rotina escolar e acadêmica encontram guarida cultural, desfrutando acervo educacional e variadas atividades

Programação infantojuvenil na Feira do Livro de Porto Alegre 2025
Programação infantojuvenil na Feira do Livro de Porto Alegre 2025 Foto : Augusto Both / Especial / CP

A grande participação estudantil já se revela desde o começo desta 71ª Feira do Livro de Porto Alegre, que acontece de 31/10 a 16/11 na Praça da Alfândega. A área educacional ainda se completa com a presença de estandes das secretarias estadual e municipal de Ensino, universidades e diferentes setores literários, que apresentam novidades e diversos títulos de cunho didático, pedagógico e cultural. Com o tema “Beba desta Fonte”, o destacado evento literário do Estado tem, em 2025, a escritora porto-alegrense Martha Medeiros como patrona; e fica aberto diariamente, das 10h às 20h.

A programação da Feira do Livro, com acesso gratuito no Centro da Capital, mobiliza 79 bancas de variadas editoras e livrarias. São 66, na área geral; 10 bancas voltadas ao público infantil e juvenil; e três bancas na área internacional. Sessões de autógrafos, debates, contação de histórias, oficinas e apresentações artísticas abertas são algumas atrações previstas para esses dias.

SECRETARIAS

As secretarias Estadual de Educação (Seduc) e Municipal de Porto Alegre (Smed) marcam presença com estandes próprios na Praça. O espaço do governo gaúcho expõe trabalhos produzidos por alunos, do Ensino Fundamental ao Médio, de escolas públicas estaduais. Ao todo, 91 projetos serão apresentados, numa média de 3 a 4 pesquisas diferentes por dia. Além das visitações escolares, acontecerá, na quarta-feira (5/11), uma Mostra de Robótica. E nos dias 6 e 13/11 haverá exibição aberta de peças teatrais de duas escolas.

A Smed, por sua vez, teve a abertura oficial do seu estande na manhã desta segunda-feira. No local, a previsão é de atividades culturais e pedagógicas, além de visitas de escolas durante todos os dias de Feira. O secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal, considerou que a participação da Secretaria é obrigatória, argumentando que a Feira do Livro simboliza um espaço de acolhimento e de programação educacional para os estudantes da rede municipal.

Para incentivar a participação, a Smed seguirá com sua tradicional distribuição de vouchers (R$ 60,00). Será a partir de 6/11, para alunos do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental do “Programa Alfabetiza + POA”, permitindo a aquisição de obras literárias.

UNIVERSIDADES

      As universidades federais do RS (Ufrgs) e de Santa Maria (UFSM) estão na Feira com acervo recheado de obras de suas próprias editoras, oferecendo produções científicas e literárias em diversificadas áreas do conhecimento. E a Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, garante presença na Praça, pelo 2° ano consecutivo, com estande que expõe produções e divulgam o Vestibular de Verão 2025.

      Programação completa da Feira: www.feiradolivropoa.com.br.

  • Sob a supervisão de Maria José Vasconcelos.