Feira do Livro de Porto Alegre: Confira os destaques na programação do último final de semana do evento

Feira do Livro de Porto Alegre: Confira os destaques na programação do último final de semana do evento

Na sexta-feira, dia 15, no sábado, dia 16 e no domingo, dia 17 o Centro Histórico recebe muitas atrações literárias, entre elas oficinas, espetáculos infantis, música, bate-papo e muito mais

Correio do Povo

70ª Feira do Livro de Porto Alegre chega em seu último final de semana

publicidade

O último final de semana da Feira do Livro de Porto Alegre está chegando e a programação está especial. Durante o feriado da Proclamação da República, nesta sexta-feira, 15, o destaque está na literatura de terror, na mesa “Horror no Cotidiano - Literatura Contemporânea”, com Dolores Reyes e Verena Cavalcante e Irka Barrios. No sábado, 16, o grande destaque é o bate-papo “Diálogos literários”, com os escritores Marcelino Freire, Jeferson Tenório e José Falero, e no domingo, 17, o romance está no ar, com Moema Vilela, Natalia Borges Polesso e Samir Machado na conversa “A jornada de escrita de um romance”. Confira os detalhes destas e de outras atividades abaixo:

Sexta-feira, dia 15

  • Horror produzido por autoras latino-americanas

A mesa “Horror no Cotidiano - Literatura Contemporânea”, traz grandes nomes femininos como, a autora argentina Dolores Reyes e Verena Cavalcante. As autoras se reúnem para uma conversa sobre suas obras e o impacto do horror no cotidiano. Abordando questões sociais, políticas e íntimas, elas exploram como o medo emerge das realidades diárias, revelando as tensões que permeiam a vida moderna. A mediação fica por conta da gaúcha Irka Barrios. Todas as autoras estarão, também, autografando seus livros.
Serviço:
Horror no Cotidiano - Literatura Contemporânea
Quando: sexta-feira, 15, às 15h30min
Onde: Espaço Força e Luz (R. Andradas, 1223) - Auditório Barbosa Lessa.
Autógrafos
“Vespeiro” - Irka Barrios (Dark Side); “Cometerra” - Dolores Reyes (Moinhos); “Inventário de predadores domésticos” - Verena Cavalcante (Dark Side).
Onde: Praça Gerdau, na Praça da Alfândega
Quando: sexta-feira, 15, às 17h

  • Thalita Rebouças fala sobre a adolescência

A escritora Thalita Rebouças, conhecida por escrever livros direcionados ao público adolescente, estará presente na Feira. Primeiro, com o debate “Falando sério sobre a adolescência: um guia para a família” e logo após em uma sessão de autógrafos do livro “Falando sério sobre a adolescência”, obra em conjunto com o psicólogo Renato Caminha.
Serviço:
Falando sério sobre a adolescência: um guia para a família
Quando: sexta-feira, 15, às 14h
Onde: Teatro Petrobras Carlos Urbim (av. Sepúlveda, entre Margs e Memorial do RS).
Autógrafos
“Falando sério sobre a adolescência” - Thalita Rebouças e Renato Caminha
Onde: Praça Gerdau.
Quando: sexta-feira, 15, às 15h

  • Público infantil

Para os pequenos, há teatro e brincadeiras. Confira:

“Sherazade e as mil e uma noites”
Quando: sexta-feira, 15, às 14h
Onde: Território dos Parceiros CAIXA (Praça da Alfândega, em frente ao Margs).

“Fantasmagórico, um show do além”
Quando: sexta-feira, 15, às 15h
Onde: Teatro Petrobras Carlos Urbim.

  • Oficina “Ossos do Ofídio”

Na oficina “Ossos do Ofídio”, o escritor Marcelino Freire, a partir de exemplos práticos, falará de concisão, repertório, linguagem e “movimento” na escrita, além de dicas para desbloqueio de um texto, de como avançar no seu projeto literário.
Serviço:
Onde: Espaço Força e Luz (R. Andradas, 1223) - Sala Noé de Melo Freitas.
Quando: sexta-feira, 15, às 14h30min

  • Joca Martins em Sarau do Solar Colaborativo

Um dos maiores nomes da música gaúcha, Joca Martins já levou seu canto a Argentina, Uruguai, Paraguai e Estados Unidos. Ganhador do Prêmio Açorianos de Melhor Intérprete em 2012, tem entre seus grandes êxitos as composições: “Domingueiro”, “Se Houver Cavalo Crioulo”, “Barulho de Campo” e “Recuerdos da 28”. No espetáculo, apresenta músicas antológicas do nativismo gaúcho, gravadas nos álbuns “Grandes Sucessos da Califórnia” e “Clássicos da Terra Gaúcha”. O músico estará no palco com Luciano Fagundes, Ricardo Comassetto, Carlos Eduardo de Cesaro e Yuri Menezes.
Serviço:
Onde: Teatro Petrobras Carlos Urbim.
Quando: sexta-feira, 15, às 18h30min


Sábado, dia 16

  • Diálogos literários

Marcelino Freire, Jeferson Tenório e José Falero se reúnem para uma conversa sobre uma jornada inspiradora e reveladora através das palavras e mundos desses talentosos escritores. Explorando temas que vão desde a influência das experiências pessoais até a responsabilidade social do escritor. Entre reflexões e confissões este bate-papo oferece um vislumbre fascinante das mentes criativas responsáveis por obras marcantes da literatura contemporânea. A mediação é de Nanni Rios. Os autores também vão distribuir autógrafos.
Serviço:
Diálogos literários
Onde: Teatro Petrobras Carlos Urbim.
Quando: sábado, 16, às 17h30min
Autógrafos
“Vera” - José Falero (Todavia). “De onde eles vêm” - Jeferson Tenório (Cia das Letras). “Escalavra” | “Contos Negreiros” - Marcelino Freire (Record).
Onde: Praça Gerdau.
Quando: sábado, 16, às 19h

  • Encontros com o griot Sotigui Kouyaté

A partir das oficinas ministradas pelo griot Sotigui Kouyaté e da viagem pela África Ocidental em sua companhia, Isaac Bernat revela como o artista pode atuar sem perder sua singularidade. O humanismo e a sensibilidade deste griot são fonte de inspiração para que através da palavra o fazer artístico busque sua vocação mais autêntica.
Serviço:
Encontros com o griot Sotigui Kouyaté
Onde: Espaço Força e Luz – Sala O Retrato.
Quando: sábado, 16, às 18h
Autógrafos
“Encontros com o griot Sitigui Kouyaté” - Isaac Bernat (Editora Pallas).
Onde: Praça Gerdau
Quando: sábado, 16, às 19h

  • Música

O sábado é marcado por uma série de apresentações musicais. Confira:

Orquestra Villa-Lobos
Onde: Teatro Petrobras Carlos Urbim.
Quando: sábado, 16, às 11h

Música na Praça – Coral da UFCSPA
Onde: Praça da Alfândega.
Quando: sábado, 16, às 12h

Orquestra Jovem e Escola Casa da Música – AACAMUS
Onde: Teatro Petrobras Carlos Urbim.
Quando: sábado, 16, às 15h

  • Oficina “Narrativas de horror”

Irka Barrios ministra a oficina “Narrativas de horror”, que tem como objetivo discutir os conceitos e técnicas utilizados nesse gênero. Partindo de contos ou trechos de romances clássicos e contemporâneos, o público poderá debater questões relacionadas à escolha do narrador, da ambientação e do(s) personagem(ns), bem como escolhas narrativas que permitam a classificação das obras em análise dentro do gênero horror.
Serviço:
Onde: Espaço Força e Luz - Sala Noé de Melo Freitas.
Quando: sábado, 16, às 14h30


Domingo, dia 17

  • A jornada de escrita de um romance

Como escrever um romance? Por que sou eu a escrevê-lo? O que impede que um romance seja escrito? Estas são questões que os escritores Moema Vilela, Natalia Borges Polesso e Samir Machado irão abordar neste bate-papo. Caminhos de escrita, diferentes processos criativos e estratégias para estruturar uma narrativa longa são temas dessa mesa, que reflete sobre os desafios de desenvolver uma narrativa de longo fôlego, da primeira ideia ao ponto final. As escritoras irão distribuir autógrafos após o evento.
Serviço:
A jornada de escrita de um romance
Onde: Espaço Força e Luz - Sala O Retrato.
Quando: domingo, 17, às 16h
Autógrafos
“Escrever o romance” - Moema Vilela [org.] (Zouk).

Onde: Praça Gerdau.
Quando: domingo, 17, às 17h
“Condições ideais de navegação para iniciantes” - Natalia Borges Polesso (Cia das Letras).
Onde: Praça Gerdau.
Quando: domingo, 17, às 19h

  • Encontro literário com autoras gaúchas

Noite especial com autoras: seus lançamentos, obras, inspirações e os desafios de escrever no cenário literário contemporâneo, com Camila Maccari, Natalia Borges Polesso e Julia Dantas. Elas estarão em uma sessão de autógrafos após o bate-papo.
Serviço:
Onde: Espaço Força e Luz - Sala O Retrato.
Quando: domingo, 17, às 17h
Autógrafos
“Vozes de mulheres negras” - Ludmilla Liz (Ama Livros). “Dias de fazer silêncio” - Camila Maccari (Autêntica). “A mulher de dois esqueletos” - Julia Dantas (Dublinense).
Onde: Praça Gerdau.
Quando: domingo, 17, às 19h

  • Público infantil

Para os pequenos, há teatro e brincadeiras. Confira:

Espetáculo teatral “O Reino Infante”
Onde: Teatro Petrobras Carlos Urbim.
Quando: domingo, 17, às 11h

“Pum! Histórias malcheirosas”
Onde: Teatro Petrobras Carlos Urbim.
Quando: domingo, 17, às 15h

  • Oficina “SLAM: palavra e escrita criativa”

O slam é o exercício da criatividade, é um fenômeno literário, um tipo de encontro literário que envolve poesia oral, performances e competição. Essas verdadeiras batalhas poéticas são perfeitas formas de expressão, de criação e também são excelentes recursos para debater temas importantes dentro e fora da escola. Negra Jaque e Dkg Dekilograma irão ministrar a oficina.
Serviço:
Onde: Espaço Força e Luz - Auditório Barbosa Lessa.
Quando: domingo, 17, às 14h

  • Cinema

O documentário “Luis Fernando Verissimo - O filme”, dirigido por Luzimar Stricher, terá exibição. O filme apresenta o nosso cronista maior, econômico em palavras e gestos, de fala e escrita. Não gosta de jogar conversa fora, seu feitio é ficar vendo, ouvindo, prestando atenção para mais tarde devolver tudo em forma de crônicas antológicas. Um humorista que é ao mesmo tempo engraçado e sério, leve e profundo.
Serviço:
Onde: Espaço Força e Luz - Auditório Barbosa Lessa.
Quando: domingo, 17, às 17h30min


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895