Feriado atrai milhares de visitantes à Feira do Livro
Com sol e calor no feriado, movimento do evento literário foi intenso durante todo o dia que teve fala de Thalita Rebouças, encontro de influenciadores, entre outras atrações
publicidade
Com o dia de sol e calor no feriado desta sexta-feira (15), milhares de pessoas estiveram presentes na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre. Um dos destaques da programação foi o bate-papo com a escritora Thalita Rebouças e o psicólogo Renato Caminha. Em uma conversa com pais e filhos, eles falaram sobre o livro que assinam em conjunto Falando sério sobre a adolescência: um guia para a família.
Thalita, uma das maiores referências da literatura juvenil brasileira, compartilhou que muitos pais a procuravam pedindo orientação sobre como lidar com as mudanças e os desafios da adolescência. No livro, eles abordam questões delicadas e importantes dessa fase, como automutilação, bullying, uso excessivo de celular, depressão, entre outros temas que afetam o desenvolvimento dos jovens.“Esse livro além de ser um grande aprendizado, é uma conversa. A gente pode ajudar os pais nesses momentos”, destacou Thalita no evento.
Mais de cem pessoas prestigiaram a sétima edição do encontro que reúne influenciadores literários e escritores. O evento é coordenado pelas criadoras de conteúdo, Tamirez Santos, do Resenhando Sonhos, e Joice Cardoso, do Estante Virtual. As influenciadoras receberam Vitor Martins, autor de “Quinze Dias” e “Mais ou Menos 9 horas”, e Thais Bergmann, autora de "Não Era Pra Ser Você”. O encontro foi marcado por bate-papo, troca de experiências, brincadeiras de conhecimento e distribuição de brindes.
A sexta-feira também foi marcada por muitos bate-papos, peças teatrais e sessões de autógrafos, entre elas, a de alunos do Colégio Pastor Dohms, da Capital. Na manhã de hoje, 117 estudantes do 5º ano da escola autografaram o seu livro "Contos de Mistérios e Aventuras”, na Praça de Autógrafos Gerdau.
A obra foi produzida por meio do projeto “Estudante Leitor” promovido pelo Pastor Dohms. A partir da leitura do Mistério no Museu Imperial, de Ana Cristina Massa (Biruta Editora), os alunos criaram os seus próprios contos baseados na história da obra.
A professora Sônia Ceron explicou que a iniciativa busca despertar o gosto pela literatura. “Essa atividade desperta a criatividade e incentiva a leitura e escrita de nossos educandos”, destacou. A estudante Lara Louise Lopes Milanez, de 11 anos, revelou que apreciou a tarefa. “Eu nunca sonhei em ser escritora, mas o conto foi fácil para eu escrever, porque o criei a partir da minha imaginação”. A 70ª Feira do Livro de Porto Alegre deve promover cerca de 30 sessões de autógrafos de instituições de ensino nos 20 dias do evento.