Fotos históricas da Feira do Livro no Café à Brasileira

Fotos históricas da Feira do Livro no Café à Brasileira

Painéis com imagens históricas do evento ficam em exposição permanente no estabelecimento do Centro Histórico

Luiz Gonzaga Lopes

Foto de José Abrahan de 1969 é uma das seis imagens que integra a mostra permanente no Café à Brasileira

publicidade

O Café à Brasileira lançou nesta terça-feira um conjunto de seis painéis com imagens históricas em preto e branco da Feira do Livro de Porto Alegre. A coleção conta com registros fotográficos de diferentes edições da feira, realizados entre os anos 1960 e 1980. Dessa forma, o tradicional café presta uma homenagem a um dos maiores eventos culturais do Estado. As fotos expostas nos seis painéis mostram imagens de Mário Quintana, de um dia de chuva na Feira, de engraxates, do cotidiano do evento e de uma vista aérea da Praça da Alfândega com as bancas. As fotos ampliadas a partir de originais do Arquivo do Correio do Povo são de autoria de Baru Derquim (1977), Waldomiro Soares (1983), Carlos Rodrigues (1972), Floriano Bortoluzzi (1972), Alberto Etchart (1968) e José Abrahan (1969). 

Na abertura oficial, realizada no final da tarde de hoje, a proprietária do estabelecimento, Ana Paula Fernandes de Sousa, recebeu convidados da imprensa, influenciadores e autoridades para um coquetel. Entre as presenças, estiveram o ex-presidente da Câmara Riograndense do Livro e editor, Paulo Flávio Ledur, o atual presidente da Câmara Riograndense do Livro, Maximiliano Ledur, a coordenadora do Área Infantil da Feira do Livro, Sônia Zanchetta. “O Café à Brasileira é o mais antigo em atividade em Porto Alegre. Em épocas de Feira do Livro, eu sempre percebia que as conversas no café giravam em torno de questões ligadas aos livros e resolvemos realizar programas culturais, sessões de autógrafos, exposições e encontros literários. Já que não podemos trazer a Feira do Livro para cá, a gente cria um pouco do ambiente de Feira no café e fortalece o nosso vínculo com os clientes e com a cidade”, destaca a empresária Ana Paula Fernandes de Sousa sobre o lançamento dos painéis em meio à 69ª Feira do Livro de Porto Alegre.  

As fotografias ficam expostas permanentemente em seis painéis instalados no salão do Café à Brasileira, proporcionando aos visitantes da cidade e turistas, a oportunidade de contato com as imagens que contam parte da história da Feira do Livro. O Café está localizado na Rua Uruguai, 310 e é uma das operações da família portuguesa Fernandes de Sousa que chegou a Porto Alegre em 1960, e dedicou-se ao segmento de restaurantes e padarias, localizados em tradicionais endereços do Centro da Capital.

 

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895