O último sábado da 71ª Feira do Livro de Porto Alegre foi marcado por intenso movimento, com grande circulação de público entre as bancas e atividades culturais. Quem visitar a Feira neste fim de semana ainda encontra descontos, saldos e promoções que tornam a experiência ainda mais atrativa. Livros a partir de R$ 5,00 e ofertas em diversas bancas e brindes — como ecobags em compras acima de determinados valores — seguem disponíveis até domingo, dia 16. É a oportunidade ideal para renovar o acervo com preços acessíveis, edições especiais e uma ampla variedade de títulos na Praça da Alfândega.
Um dos destaques do dia foi o Seminário Internacional do Feminismo Contemporâneo – O poder do feminismo em tempos de luta, que recebeu um grande público no Teatro Petrobras Carlos Urbim. O encontro reuniu as pensadoras Ochy Curiel Pichardo (Colômbia) e Cinzia Arruzza (Itália), com abertura de Fernanda Melchionna e mediação de Fernanda Bastos, em um diálogo profundo sobre feminismo, antirracismo, resistência e organização das mulheres em um cenário marcado por retrocessos e crises globais.
Outro destaque do dia foi a atividade na Sala dos Jacarandás, que lotou para receber o neurocientista Miguel Nicolelis na apresentação de suas obras “Nada Mais Será Como Antes” e “Ré Volução no País do Carnaval”, em conversa mediada por Robson de Freitas Pereira. Ao longo do encontro, Nicolelis detalhou os enredos, os personagens e os cenários de colapso institucional que estruturam suas narrativas, marcadas por eventos cataclísmicos e por uma projeção de futuro ao mesmo tempo inquietante e permeada por alertas e esperança.
Na Praça de Autógrafos, destaques para os autógrafos da jornalista Soraia Hanna, “Gerindo crises, construindo reputação", e os do jornalista, músico e escritor “Arthur de Faria”, com “Porto Alegre – Uma Biografia Musical – Vol. 2” (Arquipélago), além de autores como Léia Cassol, Ana Cecilia Romeu, Izanete Marques, Deborah Finocchiaro, Paulo Silla, Hilda Simões Lopes, Miguel Nicolelis, entre outros.
Último dia
No domingo, o Mercado das Histórias Sulgás recebe sessões de contação de histórias às 12h e 15h. Às 16h30min, acontece a oficina “Como Publicar Seu Primeiro Livro”, ministrada pela jornalista e produtora cultural Flávia Cunha, no auditório Erico Verissimo, no 2º andar do Clube do Comércio. Às 17h, o Memorial do Legislativo exibe episódios da série Escritoras e Cidades, seguidos de conversa com Lilian Rocha e Valesca de Assis. Para encerrar a programação, às 17h30min, o Teatro Carlos Urbim apresenta o musical Baião de Cordel – Forró Gaúcho na Feira do Livro, com Gabriel Augustin, Gabriel Ribeiro e Júlia Ribeiro. O evento é realizado pela Câmara Rio-Grandense do Livro e ocorrerá entre os dias 31 de outubro e 16 de novembro. A patrona desta edição é a escritora Martha Medeiros.