Noite de celebração do Prêmio Jacarandá

Noite de celebração do Prêmio Jacarandá

A sexta edição do prêmio literário concedido pelo Correio do Povo será nesta sexta às 19h30min, no Auditório Barbosa Lessa, do Espaço Força e Luz

Correio do Povo

Prêmio Jacarandá está em sua sexta edição e será entregue em cerimônia na noite desta sexta

publicidade

A noite desta sexta-feira será de celebração ao livro, à leitura e à literatura. A partir das 19h30min no Auditório Barbosa Lessa, do Espaço Força e Luz (Andradas, 1223, 4º andar), serão entregues cinco troféus para cinco destaques do mundo literário, escolhidos por um júri formado por cinco jornalistas do Correio do Povo: Ana Lécia de Oliveira, Brenda Fernández, Luiz Gonzaga Lopes, Márcio Gomes e Mauren Xavier. É a sexta edição do Prêmio Jacarandá, que terá ainda sexto troféu para um (a) homenageado (a) especial, que será anunciado (a) somente na noite desta sexta-feira. 

Os premiados desta 6ª edição do Prêmio Jacarandá são Luiz Antonio de Assis Brasil como a Personalidade do Ano; Tailor Diniz, que receberá o prêmio de Livro do Ano com “Novela Interior” (Quintal de Letras); Camila Maccari, escolhida como Autora Revelação do Ano por seu romance de estreia “Dias de se Fazer Silêncio” (Autêntica; Livraria Paralelo 30 como o Projeto do Ano; e o poeta, professor, ensaísta e ativista Oliveira Silveira (in memoriam) com o Especial – Vida e Obra. O Prêmio Jacarandá 2023 tem patrocínio do Banrisul, Bom Princípio Alimentos, Supergasbrás e CEEE Equatorial. 

O escritor, professor da Faculdade de Letras e ministrante da Oficina de Criação Literária da PUCRS, Luiz Antonio de Assis Brasil, destaca a grandeza do prêmio. “Considero uma das mais consistentes distinções que tenho recebido, em especial agora, quando estou na extrema maturidade existencial e, talvez, literária. O Jacarandá - feliz nome - é árvore de sombra generosa e infalível em todas as primaveras ao Sul e, ao mesmo tempo, nosso sinal de civilização. Obrigado ao Correio do Povo, que a abriga e alimenta a cada ano”.

O autor premiado com o Livro do Ano, Tailor Diniz, com “Novela Interior” destaca o exemplo deste tipo de premiação. “O Prêmio Jacarandá é uma prova de respeito do CP à literatura do RS, um exemplo que deve ser seguido. E o nosso dever, escritores, editores, livreiros e leitores é contribuir para que sua existência seja longa. De minha parte, hoje à noite estarei lá para receber e agradecer o meu troféu”, afirma. Camila Maccari que receberá o troféu de Autora Revelação pela obra “Dias de se Fazer Silêncio”, seu romance de estreia, deixa o seu agradecimento pelo prêmio: “É uma alegria receber o Prêmio Jacarandá pela importância que ele traz pra produção literária do Estado. É uma valorização da produção artística local que fomenta a leitura - e isso, por si só, já é gigante”. 

A escolha do Projeto do Ano que envolve eventos, livrarias, editoras ou projetos recaiu sobre a Livraria Paralelo 30. O local nasceu no virtual, passou a ocupar feiras itinerantes e em 2022 começou sede fixa na rua Vieira de Castro, sediando oficinas, lançamentos literários, saraus e exposições. “É uma honra sermos Jacarandá de 2023. Nem um ano completo de abertura da loja física e já estamos colhendo os frutos desse trabalho, que só existe porque há quem construa junto, tornando a Livraria Paralelo 30 um organismo vivo na cidade. A literatura pulsa!”, destacam os sócios Camila Konrath, Nathalia Schelini, Alfredo Obino e Vinicius Riskalla.

O Especial – Vida e Obra é destinado a entes literários cujo trabalho pela literatura e por comunidades ligadas à literatura e às humanidades seja de grande valia e reconhecimento. A escolha foi pelo poeta, professor, ensaísta e militante do Movimento Negro, Oliveira Silveira, falecido em 1º/1/2009. "Esta homenagem tem um significado muito especial para mim, porque não tem como tirar o vínculo do meu com o Correio do Povo. Me criei vendo o meu pai lendo, assinando o Correio do Povo. Quando ele faleceu, o apartamento dele era tomado de jornais e a maioria era do Correio. Ele recortava e guardava as reportagens e colocava a referência de data e periódico. Por último, ele colecionava o jornal inteiro. Um grupo de amigos dele me ajudou a organizar este material quando ele faleceu. Nós temos um vasto acervo de jornais do Correio do Povo, que agora estão na Ufrgs. Os amigos e parentes sabem deste vínculo com o jornal. É um vínculo afetivo e esta homenagem só vem coroar esta relação de amor do poeta, professor, pesquisador com o jornal. É um reconhecimento a vida e obra dele, ele tem reportagens como poeta e também artigos como colaborador. Fico muito feliz",  ressalta a filha do autor, Naiara Silveira. 

OS VITORIOSOS

PREMIADOS EM 2023
Livro do Ano: “Novela Interior”, de Tailor Diniz (Quintal de Letras) 
Autora Revelação: “Dias se Fazer Silêncio”, de Camila Maccari (Autêntica Contemporânea)
Personalidade do Ano: Luiz Antonio de Assis Brasil 
Projeto do Ano: Livraria Paralelo 30 
Especial - Vida e Obra: Oliveira Silveira (in memoriam)

OS VENCEDORES AO LONGO DA HISTÓRIA

1º Prêmio Jacarandá – 2018

Banca da área internacional - Banca da Livraria Francesa. 
Banca do setor infantojuvenil - Editora FTD. 
Banca da área geral - Editora Belas Letras. 
Destaque Especial - Nóia Kern - Coord. da Área de Informações da Feira do Livro. 

2º Prêmio Jacarandá - 2019

Categoria Infantil e Infantojuvenil - Editora Cassol.
Categoria Internacional - SBS 
Categoria Geral - Editora da Ufrgs
Destaques especiais - Trensurb e a contadora de estórias Tânia Márcia Tomaszewski. 

3º Prêmio Jacarandá – 2020

Livro do Ano - Jeferson Tenório por “O Avesso da Pele”
Autor Revelação - José Falero, de "Os Supridores"
Projeto do Ano - Livraria Bamboletras
Personalidade do Livro - Morgana Marcon, diretora da Biblioteca Pública do Estado
Destaque Especial - Renata Agra Balbueno, benfeitora da Livraria Taverna durante a pandemia. 

4º Prêmio Jacarandá – 2021

Livro do Ano - “As Noivas Fantasmas & Outros Casos”, de Sergio Faraco (L&PM). 
Editora/Projeto do Ano - Editora Sulina. 
Personalidade do Livro - Médico e escritor Gilberto Schwartsmann 
Autora Revelação - Clara Corleone

5º Prêmio Jacarandá – 2022

Livro do Ano - “Jamais serei seu filho e você sempre será meu pai”, Thiago Souza de Souza
Personalidade - Luís Augusto Fischer, de “A Ideologia Modernista”
Revelação - Vanessa Passos, com “A Filha Primitiva”
Livraria/Editora do Ano: Livraria e Editora Taverna
Especial - Vida e Obra: Luiz Osvaldo Leite, de 90 anos (15/11/1922)


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895