O sábado será das mulheres na Feira do Livro

O sábado será das mulheres na Feira do Livro

Dia será da presença de autoras como Mar Becker, Aline Bei, Lilia Guerra, Nathalia Protázio e da patrona Maria Carpi marca dia do evento literário na Praça da Alfândega

Correio do Povo

Lilia Guerra é a autora do livro "O Céu para os Bastardos", que estará em mesa sobre literatura e antirracismo e autografará a obra na Feira neste sábado

publicidade

Um sábado com a predominância feminina na programação. Isto é o que está reservado aos leitores e apreciadores da boa literatura neste dia de 70ª Feira do Livro de Porto Alegre. Uma das primeiras mesas envolvendo mulheres será com a patrona da Feira em 2018, na 64ª edição, a poeta Maria Carpi, que apresenta o “O lugar do corpo” (AGE). Sua obra aborda temas que tocam o leitor. Em linguagem intensa, de cunho filosófico e espiritualista, Carpi convida todos a uma reflexão sobre a condição humana e as emoções universais que nos conectam. A mesa terá a autora junto com a professora e pesquisadora Maria do Carmo Campos e Luiz Olyntho Telles da Silva. Será realizada às 14h no Auditório Barbosa Lessa do Força e Luz (Andradas, 1223). Ela autografa às 15h na Praça Gerdau.

Às 17h30min, uma mesa deve chamar bastante a atenção de quem gosta de literatura contemporânea de qualidade na prosa e na poesia. O painel “Conversa interessante entre três jovens talentos da literatura contemporânea” reúne a romancista Aline Bei e a poeta Mar Becker sob a mediação do escritor Paulo Roberto Farias. No papo, elas falam sobre o que acontece quando a prosa e a poesia se encontram, falando dos seus processos criativos e dos seus livros mais recentes. Com Aline Bei, Mar Becker e mediação de Paulo Roberto Farias Auditório Barbosa A mesa terá lugar no Auditório Barbosa Lessa.

Em “Pequena Coreografia do Adeus” (Companhia das Letras), o segundo livro de Aline Bei, ela trata de família, amor e abandono. Julia é filha de pais separados: sua mãe não suporta a ideia de ter sido abandonada pelo marido, enquanto seu pai não suporta a ideia de ter sido casado. Sufocada por uma atmosfera de brigas constantes e falta de afeto, a jovem escritora tenta reconhecer sua individualidade e dar sentido à sua história, tentando se desvencilhar dos traumas familiares. Os autógrafos serão às 19h. No mesmo horário, a poeta gaúcha Mar Becker autografa duas obras: “cova profunda é a boca das mulheres estranhas” (Fósforo) e “Mar” (Assírio & Alvim).

Às 17h30min, na Sala Nóe de Melo Freitas, do Força e Luz, ocorre a mesa “Diálogos Literários e Antirracistas”, com duas vozes poderosas da literatura e militância antirracista, Lilia Guerra, (de “O céu para bastardos”, Ed. Todavia) e Nathallia Protázio, (“Pela hora da morte”, Ed. Jandaíra) reúnem-se para evento que explora narrativas transformadoras, discutindo suas trajetórias, obras e o papel essencial da literatura na luta contra o racismo e na construção de um futuro mais justo e inclusivo. Ambas autografam às 19h na Praça de Autógrafos Gerdau.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895