A escritora e policial militar Franciele Reichert lança, nesta quarta-feira, 5 de novembro, às 16h, na Praça de Autógrafos da 71ª Feira do Livro de Porto Alegre, o seu mais recente trabalho: “Por Trás da Farda”. A obra que convida o leitor a mergulhar nas vivências humanas e emocionais por trás do uniforme policial.
Inspirado em histórias reais, o livro revela o lado sensível, ético e reflexivo da rotina policial, mostrando que, por trás das sirenes e ocorrências, existem pessoas que sentem, sonham e seguem em frente, mesmo quando tudo pesa. Em cada conto, Franciele compartilha experiências que mesclam ação, emoção e empatia, conduzindo o leitor a enxergar o mundo pelos olhos de quem vive entre o risco e o dever, o cansaço e a esperança.
Com escrita sensível, “Por Trás da Farda” vai além dos relatos de adrenalina. É uma narrativa sobre humanidade, sobre o tênue limite entre a razão e o instinto, e sobre como, mesmo em meio ao caos, ainda há espaço para a ética, a empatia e a transformação. Com 29 anos de idade, Franciele Reichert, que há anos atua como policial militar e educadora, leva ao público uma visão rara e necessária: a de quem vive a segurança pública não apenas como profissão, mas como missão e reflexão sobre o papel da autoridade, da comunidade e da justiça em nosso tempo.
Policial militar no Rio Grande do Sul desde 2020, Franciele é formada formada em Filosofia pela PUCRS, estudante de Direito e pós-graduanda em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global.