Feira do Livro

Primeiro sábado da Feira do Livro lota a Praça da Alfândega

Dia de sol teve movimento intenso e programação com destaque para autores, escolas e a mesa da patrona Martha Medeiros

Movimento na 71ª Feira do Livro de Porto Alegre
Movimento na 71ª Feira do Livro de Porto Alegre Foto : Ricardo Giusti

A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre teve um primeiro sábado de grande circulação de público na Praça da Alfândega. Com tempo firme e ensolarado, os visitantes de todas as idades aproveitaram a abertura das bancas para explorar novidades editoriais, participar de atividades culturais e encontrar com os seus autores preferidos, seja na aquisição de livros, seja no corpo a corpo da superlotada Praça de Autógrafos.

Entre os destaques da programação, as escolas tiveram espaço especial para apresentar e autografar suas obras desde as 10h da manhã. Alunos do Colégio Marista Ipanema e da Escola Infantil Ser Criança participaram de sessões de autógrafos que reuniram familiares, professores e leitores. “A abertura da 71ª Feira do Livro de Porto Alegre já mostrou a força do encontro entre leitores, autores e livreiros na praça. O sábado foi de movimento intenso e confirma a importância deste evento para a cidade e para o estado,” destacou Maximiliano Ledur, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro.

Mesa da Patrona

A Mesa da Patrona atraiu grande público ao Auditório Erico Verissimo do Clube do Comércio, em um bate-papo mediado pela escritora e editora Paula Taitelbaum. Durante a conversa, Martha Medeiros revisitou momentos marcantes da sua trajetória literária, com 40 anos exatos de história completados em 2025. Ela relembrou memórias de edições anteriores da Feira do Livro e comentou sobre o processo criativo por trás de suas crônicas e livros mais conhecidos. A autora também destacou a importância da Feira como espaço de afeto e reencontros, tanto com leitores quanto com colegas de profissão. “Não podia ter calhado em momento melhor, porque este ano eu estou completando 40 anos de literatura, 40 anos do meu primeiro livro. E é incrível estar sendo a patrona da Feira.”, afirmou Martha. A escritora reforçou o vínculo afetivo que mantém com a Feira — espaço que, segundo ela, acompanha sua trajetória desde os primeiros passos na literatura.

Havana em um Táxi

Uma das mesas com grande afluxo de público foi a que reuniu o escritor e antropólogo norueguês Ståle Wig, autor de “Havana Táxi” (Buzz Editora), o cubano Norges Rodriguez (personagem do livro), o tradutor da obra, Guilherme da Silva Braga (do norueguês) e a jornalista e tradutora Cássia Zanon. O painel ocorreu no Auditório Erico Verissimo. A obra apresenta três histórias (Linet, Catalina e Norges) e o cotidiano de uma tão isolada ilha, Cuba, sob os olhares de um pesquisador (um antropólogo norueguês) a bordo de um táxi. Entre 2015 e 2018, o antropólogo norueguês Ståle Wig morou em Havana para realizar a pesquisa de campo de seu doutorado. Sua tarefa era registrar, enquanto dirigia um táxi, relatos acerca das reformas de mercado iniciadas pelo então presidente Raúl Castro. A história é ambientada à sombra das então recentes mudanças em Cuba, como a conexão com a internet, a abertura para os Estados Unidos e a morte de Fidel Castro. Ståle destacou que voltou à Cuba anos depois para lançar o livro e que a obra consegue ser melancólica no sentido de falar que nem tudo mudou em Cuba com a abertura, mas que termina falando de esperança. Norges ressaltou que mora em Miami e que sempre pensa em regressar à Ilha, mas que ainda vê seus amigos sendo presos por serem artistas e tentarem falar algumas coisas ou postarem algo que condene o regime socialista.

Influenciadores Literários e Leitores
O domingo da Feira do Livro contará com diversas atividades, incluindo o 8º Encontro de Influenciadores Literários e Leitores / Petrobras, às 14h, no Teatro Petrobras Carlos Urbim, com Aione Simões, Bianca Jung, Clara Alves, Mayra Sigwalt e Tiago Valente. Já no Espaço Jovem Banrisul – GibiTri, a programação inicia às 11h com O poder das Gibitecas, com Fúlvio Pacheco e Guilherme Smee; segue às 13h com No Sul do Submundo: Produção Underground de Quadrinhos no RS, com Diego Gerlach e Denis Pimenta; às 14h30 ocorre Usando as redes em prol dos quadrinhos, com Vinicius e Rafael Fritzen; às 16h, Música, choro e Combo Rangers de dentes: variando entre estilos produzindo quadrinhos no Brasil, com Fábio Yabu e Fred Rubim; e, às 17h30, Armandinho, presente! Tiras e quadrinhos em que a graça é fazer pensar, com Alexandre Beck. Durante os 17 dias de programação, até 16 de novembro, o público poderá circular pelas 79 bancas — sendo 66 na área geral, 10 na área infantil e juvenil e três na área internacional. O evento oferece centenas de atividades gratuitas, incluindo sessões de autógrafos, debates, contações de histórias, oficinas e apresentações artísticas.

As bancas funcionam diariamente das 10h às 20h, e a programação completa pode ser conferida em: feiradolivropoa.com.br/programacao. Acompanhe a cobertura no Instagram: @feiradolivropoa