Festa sonora e junina com Alceu Valença
Músico pernambucano apresenta o show ‘Meu Querido São João’ hoje no Araújo Vianna

publicidade
Alceu Valença, um dos artistas mais importantes da música brasileira, retorna a Porto Alegre com o seu novo espetáculo, intitulado “Meu Querido São João”. Com destaque para gêneros surgidos no agreste e no sertão, o cantor, compositor e instrumentista pernambucano sobe ao palco do Auditório Araújo Vianna (av. Osvaldo Aranha, 685), nesta sexta-feira, para mostrar um repertório repleto de xotes, forrós e baiões. Ingressos na Sympla.
A apresentação, transformada em um CD/DVD no ano passado, traz canções que remetem às origens do cantor pernambucano. “Meu Querido São João” (tema do filme “A Luneta do Tempo”, escrito e dirigido pelo artista) e “Pagode Russo” (de Luiz Gonzaga e João Silva) são algumas das novidades do show, que conta ainda com a releitura de diversos hits, como “Coração Bobo”, “Anunciação”, “Tropicana” e “Táxi Lunar”.
Centrado nos gêneros que formam a trilha sonora mais essencial das festas juninas no nordeste do país, “Meu Querido São João” é um espetáculo diferente dos outros que Valença trouxe à Capital no passado. No palco, ele vai estar acompanhado pelos músicos Zi Ferreira (guitarra), Nando Barreto (baixo), Tovinho (teclado), André Julião (sanfona) e Cássio Cunha (bateria).
Com mais de 50 anos de carreira, Alceu Valença é um dos maiores ícones da música brasileira. O cantor e compositor, que conquistou o seu espaço ao misturar as suas raízes nordestinas com a MPB, sempre chamou a atenção por conta das suas apresentações enérgicas. As suas músicas foram gravadas por diversos artistas, como Luiz Gonzaga, Maria Bethânia e Elba Ramalho.
Envolvido com a arte desde a infância, Valença se mudou para o Rio de Janeiro, na década 70, e participou de alguns festivais ao lado de Geraldo Azevedo. A dupla, que gravou um álbum, foi desfeita para que o pernambucano se dedicasse à sua própria obra. “Molhado de Suor”, que saiu em 1974, vendeu mais de 100 mil cópias e colocou o seu nome em evidência em todo o país.
Reconhecido pela sua originalidade, o cantor tem dado uma nova abordagem à música brasileira, se aproximando dos regionalismos. De 1980 a 1987, Valença soltou oito álbuns, todos muito bem recebidos. “Coração Bobo” (1980), “Cavalo de Pau” (1982), “Anjo Avesso” (1983) e “Estação da Luz” (1985) são alguns dos principais destaques desse período.
Com turnês realizadas tanto no Brasil como no exterior, o artista passou pelo palco do Montreux Jazz Festival e do Rock in Rio 2. Do seu projeto ao lado da Orquestra Ouro Preto aos seus discos que exploram os ritmos do Carnaval de Pernambuco, Alceu está perto de completar 80 anos de idade, com uma trajetória repleta de hits, do tamanho de “Tropicana” e “Anunciação”.
SERVIÇO:
SHOW ALCEU VALENÇA: MEU QUERIDO SÃO JOÃO
Onde: Auditório Araújo Vianna (Avenida Osvaldo Aranha, 685)
Quando: 13 de junho, sexta-feira, às 21h
Abertura da casa: 19h30min
Classificação: 16 anos
Ingressos: Sympla