O Bolharte, festival de bolhas de sabão gigantes, é um evento cultural que leva a magia da brincadeira de bolhas de sabão para parques e espaços públicos, em eventos que integram segmentos da arte como contação de história, música, dança, teatro, circo e brincadeiras. A força das brincadeiras tradicionais e a retomada de atividades lúdicas e ao ar livre para crianças está na essência desse projeto, que circula pelo RS em outubro e novembro. A primeira parada do Bolharte é em Esteio, neste domingo, dia 19, a partir das 14h, na Praça Coração de Maria (r. Padre Felipe - Centro). Em novembro, o projeto viaja para Caxias do Sul e, em dezembro, para São Leopoldo.
O encantamento das bolhas de sabão em um evento que resgata e valoriza o brincar coletivo e as tradições que foram perdidas ou reduzidas com o avanço das tecnologias, é o centro do festival de bolhas gigantes, conduzido pelos artistas Jonatan Ortiz Borges (teatro), Leny Barcellos (música), Ângela Hofmann (contação de histórias), Carmem Henke (oficina de bolhas de sabão), Marco Marchessano (oficina criativa). Na equipe também estão Lu Beppler (acessibilidade em Libras), Rhitieli Ortiz Borges (coordenação administrativa), Gabriel Gonçalves (assistente de produção), Gladis Cantini (produção executiva) e Tamara Mello (fotógrafa).
O Bolharte oferece tardes ao ar livre cheias de movimento e brincadeiras em conjunto. São apresentações artísticas, contação de histórias e oficinas formativas com uma equipe que busca preservar as brincadeiras tradicionais.