Festival de Cinema de Berlim revela júri da edição 2019

Festival de Cinema de Berlim revela júri da edição 2019

Mostra alemã, com início em 7 de fevereiro, terá quatro mulheres e dois homens como jurados

Correio do Povo

Vencedores da mostra competitiva serão revelados em cerimônia no dia 16 de fevereiro

publicidade

O Festival Internacional de Cinema de Berlim revelou nesta terça-feira o júri desta edição, cujo início ocorre em 7 de fevereiro. A atriz alemã Sandra Huller, o diretor chileno Sebástian Lelio e a cineasta inglesa Trudie Styler estão no grupo que terá a francesa Juliette Binoche como presidente. Completam a equipe responsável por escolher os ganhadores da Berlinale o crítico de cinema do Los Angeles Times Justin Change e o curador-chefe de cinema no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, Rajendra Roy.

Para a maioria dos integrantes do júri selecionado, o evento sediado anualmente na capital alemã desempenhou um papel fundamental em suas carreiras. Huller fez sua estreia no cinema lá, em 2006, com "Requiem", do diretor Hans-Christian Schmid, ganhando o prêmio de melhor atriz. Antes de conquistar o Oscar de melhor filme estrangeiro, "Uma Mulher Fantástica", de Lelio, debutou internacionalmente nos auditórios da mostra em 2017.

Binoche é um nome regular no festival, tendo aparecido em vários filmes de competição, incluindo "Chocolate", de Lasse Hallstrom, em 2001, e "Ninguém quer a noite", de Isabel Coixet, que abriu o festival em 2015. A estreia na direção de Styler, "Freak Show", teve sua première mundial na mostra Generation, em 2017.

O júri vai encarar uma competição forte na representação feminina: sete dos 17 títulos na disputa pelo Urso de Ouro, ou 41% do total, foram dirigidos por mulheres. A diretora espanhola Isabel Coixer retorna com seu drama de época em preto e branco "Elisa & Marcela", o primeiro filme da Netflix a concorrer em Berlim. Ela enfrentará a polonesa Agnieszka Holland com "Sr. Jones", as alemãs Nora Fingscheidt e Angela Schanelec, que celebrarão as estreias mundiais de seus dramas "System Crasher" e "I Was at Home, But", respectivamente; e a austríaca Marie Kreutzer, que compete com "The Ground Beneath My Feet".

Neste ano, o evento será aberto com a exibição do drama "The Kindness of Strangers", de Lone Scherfig. Na trama, pessoas que estão passando pelo pior período de suas vidas encontram-se por uma ocasião do destino, elas acham o amor e a ternura onde menos esperavam encontrar. Juntos, os desconhecidos aprendem a superar os problemas através da empatia ao próximo e do compartilhamento de alegrias e tristezas. Os vencedores da mostra competitiva serão revelados em cerimônia no dia 16 de fevereiro.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895