O documentário conta exatamente o nascimento do movimento rock da década de 1980, principalmente dos integrantes das bandas Legião Urbana (da qual Russo era vocalista) e Capital Inicial. Vladimir Carvalho, professor da Universidade de Brasília (UnB), reuniu no filme o material gravado por ele, em película, das apresentações das bandas na universidade, além de imagens captadas pelos demais estudantes e fãs das bandas.
Na disputa pelo prêmio máximo do festival, o Candango de Ouro, estão: "Meu País", de André Ristum; "Trabalhar Cansa", de Juliana Rojas e Marco Dutra; "As Hiper Mulheres", de Carlos Fausto, Leopolnardo Sette e Takumã Kuikuro; "Vou Rifar Meu Coração", de Ana Rieper; "O Homem Que Não Dormia", de Edgard Navarro; e "Hoje", de Tata Amaral. As exibições competitivas vão ocorrer de 27 de setembro a 2 de outubro de 2011, no Cine Brasília, na Asa Sul, em Sobradinho, Taguatinga e Ceilândia.
Os vencedores serão escolhidos pelo júri formado pelos diretores Toni Venturi, Vladimir Carvalho e Ana Luíza Azevedo, pelo ex-presidente da Embrafilme e da Riofilme Arnaldo Carrilho, pelo jornalista Artur Xexéo e pelos atores Roberto Bomtempo e Hermila Guedes. Este ano, o festival ocorre com certa polêmica devido ao fim da exigência do ineditismo na escolha dos longas-metragens que participarão da disputa. O festival também foi antecipado e instituiu prêmios maiores em dinheiro.
As mudanças foram anunciadas há quatro meses pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal, com a alegação de ter em Brasília uma programação mais forte. No entanto, não agradou quem sempre viu o festival como uma janela de exibição daqueles que ficaram de fora dos demais grandes eventos.