Festival de Cinema de Gramado: olhar feminino em destaque

Festival de Cinema de Gramado: olhar feminino em destaque

Dos 12 Longas Metragens Brasileiros e Gaúchos que estão concorrendo ao Kikito, seis são dirigidos por mulheres

Correio do Povo

Dira Paes estreia como diretora e roteirista, além de atuar no longa “Pasárgada”

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Por Carolina Santos e Letícia Pasuch*

O 52º Festival de Cinema de Gramado começa no dia 9 de agosto, com transmissão nas redes sociais do Festival, Youtube, Canal Brasil e TVE. Um dos aspectos que chamam a atenção no já tradicional evento cinematográfico é o protagonismo feminino.

Que as mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço no mundo do cinema brasileiro, a gente tem notado. E no Festival de Gramado não foi diferente: dos sete longas brasileiros em competição, quatro foram dirigidos por mulheres; já entre os cinco longas gaúchos, temos dois grandes destaques.

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Portanto, dos 12 Longas Metragens Brasileiros e Gaúchos que estão concorrendo ao prestigiado Kikito, seis são dirigidos por mulheres. O Arte & Agenda reuniu as principais curiosidades sobre essas produções. Confira abaixo:

Longas-Metragens Brasileiros (LMB):

“Cidade; Campo”

Filme dirigido por Juliana Roja e protagonizado por Fernanda Vianna, Mirella Façanha e Bruna Linzmeyer fez sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Berlim 2024 e acabou vencendo o prêmio de Melhor Direção na mostra Encounters em Berlim, em fevereiro.

O drama conta a história de duas mulheres que fazem migração entre o ambiente urbano e o rural. Após um desastre inundar suas terras, Joana (Fernanda Vianna) foge para São Paulo e tenta recomeçar sua vida do zero. Enquanto isso, Flávia (Mirella Façanha) muda-se para a fazenda de seu falecido pai com a esposa Mara (Bruna Linzmeyer).

“Pasárgada”

Neste longa, Dira Paes estreia como diretora e roteirista, além de atuar. No elenco, temos Cássia Kis, Humberto Carrão, Peter Ketnath e Ilson Gonçalves. Inspirado no poema homônimo de Manuel Bandeira, o filme acompanha Irene, uma ornitóloga solitária em seus 50 anos que, durante seu projeto de pesquisa no meio da floresta, redescobre sua tropicalidade após conhecer Manuel, um jovem guia que fala a língua dos pássaros e traz à tona seus dilemas como mulher, mãe e profissional.

“O Clube das Mulheres de Negócios”

“O Clube das Mulheres de Negócios” | Foto: PressPhoto / Divulgação / CP

Comédia dramática dirigida e roteirizada por Anna Muylaert, já conhecida pelo aclamado filme “Que Horas Ela Volta?”. Gravado em São Paulo, o filme é ambientado em um mundo imaginário onde os estereótipos de gênero estão invertidos. A ação se passa num dia de folga do Clube de Campo, frequentado por poderosas mulheres de negócios. No elenco, Rafa Vitti, Luis Miranda, Cristina Pereira, Irene Ravache, Louise Cardoso, Katiuscia Canoro, Grace Gianoukas, Polly Marinho,Helena Albergaria, Shirley Cruz, Maria Bopp, Verônica Debom, Clodd Dias, André Abujamra, Fernando Billi, Tales Ordajki, Ítala Nandi e Ale Tosi.

“Filhos do Mangue”

“Filhos do Mangue” | Foto: PressPhoto / Divulgação / CP

Produção da cineasta paulista Eliane Caffé, também diretora de "Narradores de Javé", foi gravado em Barra de Cunhaú, área de pesca e turismo do município de Canguaretama (Rio Grande do Norte). A trama conta a história do pescador Pedro Chão, um homem que aparece ferido e sem memória em uma comunidade ribeirinha e a população o acusa de roubo e tenta, em vão, que ele recupere a memória e devolva o dinheiro. Em um julgamento popular, vem à tona uma trama que envolve desvio de verba pública, exploração da prostituição e de violência doméstica. No elenco, estão nomes como Felipe Camargo, Titina Medeiros, Roney Villela, Thiago Justino, Jeniffer Setti, Luana Cavalcante, Pequena Cintilante e Jurema Terra. O roteiro, escrito por Luiz Alberto Abreu, é baseado no livro “Capitão”, de Sergio Prado. A produtora responsável é a Pé na Estrada Filmes.

Longas-Metragens Gaúchos (LMG):

“Até Que a Música Pare”

Longa-metragem da cineasta gaúcha Cristiane Oliveira foi rodado em três cidades da Serra Gaúcha: Antônio Prado, Veranópolis e Nova Bassano. É protagonizado por Cibele Tedesco e Hugo Lorensatti, ambos do renomado grupo teatral Miseri Coloni, de Caxias do Sul (RS). Na história, Chiara, a matriarca de uma família descendente de italianos decide, depois que o último filho sai de casa, acompanhar o marido em suas viagens como vendedor pelos botecos da Serra Gaúcha. Uma tartaruga e baralhos de carta colocarão à prova mais de 50 anos de vida a dois.

A produção é de Aletéia Selonk, da Okna Produções, responsável também pelos outros dois filmes de Cristiane Oliveira, os premiados “Mulher do Pai” e “A Primeira Morte de Joana”, que também foi selecionado para mais de 40 festivais e premiado em Gramado com três Kikitos, inclusive o do júri da crítica. O roteiro ficou entre os dez selecionados entre 500 inscrições para o laboratório de roteiros do Festival de Berlim, o Talents Script Station.

“Memórias de um Esclerosado”

Longa tem direção de Thais Fernandes e co-direção de Rafael Corrêa, e foi exibido no festival de cinema brasileiro CinePE 2024, na Mostra Competitiva de Longas-Metragens. Conquistou as categorias de Melhor Filme, Júri Popular, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora e Melhor Ator Coadjuvante. É contada a história de Rafael Corrêa, cartunista brasileiro diagnosticado com esclerose múltipla em 2010. Em busca de respostas e um pouco de aventura, ele decide fazer um filme para organizar suas memórias. Porém, recorda-se de que matou de forma cruel um sapo quando criança. Os primeiros sintomas da doença paralisam sua mão esquerda, a mão com a qual desenha. Passa, então, a descobrir se a morte de um sapo é a origem de sua doença degenerativa.

Bônus! Confira os Longas Metragens Documentais dirigidos por mulher que concorrem este ano:

“Mestras”

“Mestras” | Foto: PressPhoto / Divulgação / CP

Primeiro longa do Pará a estar no Festival de Cinema de Gramado é dirigido pela cantora Aíla e pela artista visual Roberta de Carvalho. Elas resgatam a arte e história das mestras da cultura do Pará e lançam luz sobre o protagonismo de artistas mulheres que têm papel fundamental na propagação e manutenção das tradições culturais da região Norte do Brasil. O documentário passeia por vertentes distintas da música do Pará – como o samba de cacete, com a Mestra Iolanda do Pilão; o boi, com a Mestra Miloca; e o carimbó, com a Mestra Bigica, do grupo Sereia do Mar. Em sua linguagem múltipla, o filme combina documentário, drama, musical e artes visuais com projeções assinadas por Roberta Carvalho.

“Clarice Niskier | Teatro Dos Pés à Cabeça”

“Clarice Niskier | Teatro Dos Pés à Cabeça” | Foto: PressPhoto / Divulgação / CP

O documentário é uma homenagem ao teatro a partir da trajetória de Clarice Niskier, que fez de seu ofício o seu próprio estilo de vida. O eixo central são entrevistas com os três diretores com quem Clarice desenvolveu longas parcerias: Domingos Oliveira, Eduardo Wotzik e Amir Haddad. Por meio de um olhar íntimo e sensível, o filme revela a paixão pelo ofício, sua experiência de vida, sua poética visão de mundo, sua busca espiritual e intelectual, dores, alegrias, perdas e ganhos. Clarice faz da caixa preta o símbolo mais que perfeito do seu próprio Universo: o teatro.

*Com supervisão de Carolina Santos


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