Festival de Gramado é aberto com a presença da ministra Margareth Menezes

Festival de Gramado é aberto com a presença da ministra Margareth Menezes

Concerto apresentou trilhas de cinema

Adriana Androvandi

O prefeito de Gramado Nestor Tissot, a ministra da Cultura Margareth Menezes, o curador Marcos Santuario e a presidente da Gramadotur Rosa Helena Volk no tapete vermelho do 51º Festival de Cinema de Gramado

publicidade

Uma cerimônia  marcou a abertura oficial do Festival de Cinema de Gramado 2023 na manhã deste sábado. Iniciamente marcado para a Rua Coberta, o evento foi transferido para a Sociedade Recreio Gramadense porque a previsão do tempo era de chuva.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, esteve em Gramado especialmente para a ocasião. Margareth falou da satisfação de estar na cidade. "Eu sempre quis vir ao Festival de Gramado como artista, não pensei que viria como ministra", comentou .

Ao lado da secretária do Audiovisual, Joelma Oliveira Gonzaga, Margareth disse que o Ministério investe em políticas públicas para a retomada do setor de audiovisual e cinema, que ficou paralisado na gestão anterior. "Encontramos um quadro muito difícil. Estamos com 20% a menos da força de trabalho do que a de 2016. Estamos em  processo de remontagem do ministério, retomamos o diálogo com os setores da cultura e com o Congresso", conta a ministra.

Margereth complementa: "com a Lei Paulo Gustavo, conseguimos que 98% das cidades brasileiras mandassem seus projetos de cultura", comentou. Joelma destacou ainda que a Secretaria está trabalhando em pautas regulatórias, ao lado de parlamentares. "Uma delas seria a renovação da cota de tela", disse Joelma. Faz parte do plano da pasta o retorno de espaço nas telas para exibição de filmes brasileiros.

Estiveram presentes autoridades como o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, os curadores Marcos Santuario e Caio Blat, a secretaria de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, entre outras personalidades.

O concerto da Orquestra Sinfônica de Gramado apresentou clássicos do cinema no repertório, tanto nacionais como internacionais, animando o público presente. Uma das músicas homenageou ainda o inventor Santos Dumont, por ocasião dos 150 anos de nascimento do pai da aviação.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895