Festival de Sarajevo começa com homenagem ao cineasta turco Nuri Bilge Ceylan

Festival de Sarajevo começa com homenagem ao cineasta turco Nuri Bilge Ceylan

Com júri liderado por Asghar Farhadi, evento exibirá mais de 200 filmes

AFP

Ceylan recebeu o prêmio "Coração de Sarajevo"

publicidade

O diretor turco Nuri Bilge Ceylan foi homenageado durante a abertura do festival de cinema de Sarajevo. "Isso é uma grande honra para mim, realmente, e eu aceito isso com meu coração", disse o diretor após receber o prêmio "Coração de Sarajevo".

Ceylan venceu a Palma de Ouro em 2014 por seu drama épico "Winter Sleep". Seu último longa, "The Wild Pear Tree", também foi selecionado para a disputa em Cannes. Além da homenagem na abertura, o festival de cinema de Sarajevo celebrará o talento de Ceylan como fotógrafo de stills com uma exposição de seu trabalho na capital da Bósnia. 

Na cerimônia de inauguração, o evento realizou uma exibição ao ar livre de "Guerra Fria", de Pawel Pawlikowski, diretor vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro por "Ida', em 2015. Ao longo do festival, que está em seu 24º ano, serão exibidos mais de 200 filmes de 56 países. O júri será liderado pelo renomado cineasta iraniano Asghar Farhadi.

Estabelecido como um "ato de resistência" durante a guerra interétnica de 1992-1995 na Bósnia, o festival de cinema de Sarajevo atrai regularmente grandes nomes. Convidados anteriores incluem Robert De Niro, Angelina Jolie, Brad Pitt, Juliette Binoche, Jeremy Irons e John Cleese.

No entanto, seu principal objetivo é promover o cinema da região. "Estamos felizes que os diretores do sudeste da Europa escolhem o Festival de Sarajevo para a exibição de seus filmes, abrindo as portas para outros grandes festivais", disse seu diretor Miro Purivatra antes do festival.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895