Arte & Agenda

Festival de Toronto tem tradição em revelar filmes para Oscar

Mostra reúne produções de todo mundo

Elenco do filme ´The Prisoners´, de Dennis Villeneuve, exibido nos primeiros dias
Elenco do filme ´The Prisoners´, de Dennis Villeneuve, exibido nos primeiros dias Foto : Marcos Santuario / Especial / CP
Cada Festival de Cinema tem suas características. O de Toronto (Tiff), no Canadá, além de outras facetas, é conhecido por revelar filmes que ganham lugar na corrida pelo Oscar. No primeiro final de semana do evento, iniciado na última quinta e que segue até dia 15, dezenas de produções de todo o mundo foram apresentadas. Filas enormes de um público ávido por deliciar-se com cinematografia rica e representativa do mundo contemporâneo. Ao lado de representantes dos filmes, executivos do cinema e imprensa especializada, os canadenses aplaudiram nomes como Nicole Kidman, Brad Pitt, Hugh Jackman, Daniel Radcliffe, Mattew McConaughey, Sandra Bullock, Kate Winslet, Ralph Fiennes, Colin Firth, Jake Gyllenhaal, entre outros nos primeiros dias do Tiff 2013.

Brad Pitt chegou com a equipe de “12 Years a Slave”, de Steve McQueen, e agitou o público na estreia da trama baseada em fatos reais trata de escravo liberto, Salomon Northup (Chiwetel Ejiofor), que é sequestrado e após 12 anos é libertado com a ajuda do advogado (Pitt). Por vezes doloroso e com recriação elogiável de época, a produção revisita o escravagismo dos EUA, em episódio pontual, mas marcante. Outros títulos nas telas do Tiff: “The Fifth Estate”, de Bill Condon; “Prisoners”, de Dennis Villeneuve; “The Invisible Woman”, de Ralph Fiennes; “Labor Day”, de Jason Reitman; “Parkland”, de Peter Landesman; e “The Railway Man”, de Jonathan Teplitzky. Os dois brasileiros já vistos, em salas com pouco público, foram “Faroeste Caboclo”, de René Sampaio; e “O Lobo Atrás da Porta”, de Fernando Coimbra. No sábado, destaque para a aventura em 3D de Alfonso Cuarón, “Gravity”, que colocou George Clooney e Sandra Bullock no espaço, que resulta em imagens sedutoras: um balé sonoro que intercala com maestria estrondos no espaço com silêncios profundos; tensão que desconforta e relaxamento visual. Como alguém já disse, até as lágrimas da Sandra Bullock compõem a dança de emoções com intensidade.

Bookmark and Share

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 17 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio