Festival Internacional de Cinema de Punta Del Este exibe títulos brasileiros

Festival Internacional de Cinema de Punta Del Este exibe títulos brasileiros

Até dia 25, cidade se transforma em palco do cinema ibero-americano

Marcos Santuário

publicidade

O público que estiver presente na noite deste domingo no Cantegril Country Club de Punta del Este, Uruguai, na abertura do 21º Festival Internacional de Cinema de Punta del Este, vai poder apreciar e aplaudir a produção brasileira “João, o Maestro”, de Mauro Lima. Um dos representantes brasileiros desta edição do Festival, o filme trata da vida de um dos grandes nomes da vida musical brasileira e tem no elenco os nomes de Alexandre Nero (João Carlos Martins adulto), Rodrigo Pandolfo (João Carlos Martins jovem), Caco Ciocler (José Kliass), e Alinne Moraes (Carmen Valio). Apresentado ao público brasileiro na edição 2017 do Festival de Cinema de Gramado, “João, o Maestro” ganha a tela ibero-americana em meio à homenagem do evento para os realizadores Luiz Carlos e Lucy Barreto, produtores do filme.

Além disso, o Brasil também participa do Festival de Punta com a exibição de “Como Nossos Pais”, o premiado e aclamado filme de Laís Bodansky, que participa da seção Competição Iberoamericana. Também haverá uma homenagem especial ao ator Tony Ramos, que chega ao Uruguai especialmente para o encerramento do festival, para receber o carinho dos milhares de fãs que vibram com sua trajetória no mundo audiovisual. Para acompanhar a homenagem ao ator, será exibido o filme “Getúlio”, de João Jardim, que tem como temática principal os últimos dias de Getúlio Vargas.

Entre as outras presenças importantes desta 21ª edição do FestPunta está o cineasta chileno Silvio Caiozzi (homenageado), o ator Miguel Ángel Solá, os diretores Paulo Betti e Fábio Meira, o documentarista Néstor Frenkel, a atriz Karine Telles, o diretor chileno Gonzalo Justiniano, o diretor Claudio Marcone e a atriz Daniela Ramírez, os diretores Marcos Loayza e Diego Lerman e a brasileira Mariana De Moraes, cantora e neta de Vinícius de Moraes.

Para premiar os filmes vencedores, o júri internacional desta edição do Festival de Punta del Este reuniu cinco membros vindos de diferentes países. Estão nele as realizadoras argentinas Lorena Muñoz e Ana Katz, o cineasta brasileiro Carlos Gerbase, o diretor do Festival de Viña del Mar, Claudio Pereira, e a premiada atriz uruguaia Verónica Perrotta. Eles serão responsáveis por escolher os vencedores que recebem o Troféu Maurício Litman nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz e Menções Especiais em Roteiro, Edição, Fotografia e Música.

Em meio à programação oficial do FestPunta 2018, está a avant-premiére do filme alemão “En Pedaços”, de Fatih Akin, com Diane Kruger, ganhadora do prêmio de Melhor Atriz em Cannes. O filme recebeu o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. E como espécie de homenagem ao centenário de Ingmar Bergman, o evento exibe “Descubriendo a Bergman”, o documentário de Jane Magnusson e Hynek Pallas. Tem ainda a sessão Fora de Competição, o FilmMusic Fest, com produções que associam o cinema e os gêneros musicais, e o Maldonado Filma, com o resultado de projeto apoiados pelo Fundo de Incentivo da Intendência de Maldonado.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895