Festival leva comédias a cinco cidades gaúchas

Festival leva comédias a cinco cidades gaúchas

“Comédia na Estrada- Missão 290”, desta quarta até o próximo dia 15, abrange locais que fazem parte da BR-290

Correio do Povo

Nelly Coelho e Rodrigo Kão estão no show "Preta no Branco"

publicidade

Difundir e divulgar a arte do stand-up comedy pelo Rio Grande do Sul é o objetivo do “Comédia na Estrada – Missão 290”, que promoverá apresentações de comediantes por cinco cidades que fazem parte da BR 290. Com direção e produção geral de Rodrigo Kão, o festival itinerante terá início hoje e passará por Uruguaiana, Alegrete, Rosário do Sul, São Gabriel e Porto Alegre, até o próximo dia 15. Além das apresentações, que contarão com artistas locais e da capital gaúcha, oficinas integram a programação.

O elenco é formado em sua maioria por mulheres negras (60%), LGBTQIA (20%) e 10% imigrantes. Betina Câmara, Nelly Coelho, Dedé Leitão, Helena Martins, Índio Behn, Rodrigo Kão, Wilson Rosa, Ursa Malgarizi, Alan Abreu, Gian Pierre, Luisa Ampuero e Douglas Pereira são os participantes. As apresentações ocorrerão seguindo as normas de distanciamento controlado e protocolos de retomada do setor, sendo gravadas e transmitidas pela internet, no Instagram @comedianaestradabr290, em um modelo híbrido. 

Em Uruguaiana e Porto Alegre, a entrada se dará mediante a doação de alimentos. Já nas demais cidades, funcionará com contribuição espontânea, revertida para causas sociais. Já as oficinas serão gratuitas e feitas através de plataforma virtual (interessados devem preencher o formulário de inscrição (https://bityli.com/f5bs2).  A abertura será às 20h desta quarta no Brasa Burguer (Gen. Mallet, 674), em São Gabriel. Amanhã, às 20h, será a vez da Pizzaria O Pedaço da Pizza (João Brasil, 1297), em Rosário do Sul, receber as atrações; na sexta às 21h, o UK Pizza Burguer (Assis Brasil, 983), em Alegrete; sábado, às 20h, a Vivenda das Artes (Gen. Câmara, 1403), em Uruguaiana e no dia 15, 20h, a Casa de Espetáculos (Visconde do Rio Branco, 691), em Porto Alegre. 
 
A comédia stand-up, ou stand-up comedy (comédia em pé em tradução livre), tem origem em bares e pequenos pubs dos Estados Unidos, e era usado como introdução aos shows principais da noite. O comediante, por assim dizer, “abria o show” da banda que tocaria durante a noite. Com o tempo, os comediantes começaram a ganhar força, e passaram a ser as atrações principais. No Brasil, apesar de nomes como Dercy Gonçalves, Zé Vasconcelos, Chico Anysio e Jô Soares fazerem shows de comédia solos desde meados dos anos 1960, foi no final dos 1990 que o Stand-up Comedy começou a tomar força e forma em bares e pequenos teatros de São Paulo e Rio de Janeiro. No Rio Grande do Sul, mais precisamente em Porto Alegre, esse movimento é bem mais recente, mas igualmente forte. Hoje são vários grupos e dois bares na região metropolitana - Canoas e Porto Alegre - focados em apresentações de comédia.

Reconhecendo que a Capital oferece maior número de artistas deste segmento, foram convidados seis comediantes da cena local para integrar o elenco do festival e circular pelo interior do RS. O intuito é estimular o trabalho de artistas locais que tenham vontade de fazer stand-up ou outro tipo de humor e não tenham espaço e/ou oportunidade para isso. Através do festival, artistas do interior podem ter vislumbrar a chance de criar um novo campo de trabalho na sua carreira e agradar ao público que consome a comédia pela internet e fazer desse público um público de comédia ao vivo.
 


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895