Festival Varilux de Cinema Francês tem início nesta terça

Festival Varilux de Cinema Francês tem início nesta terça

Exibição de filmes ocorre entre os dias 21 de junho e 6 de julho, em Porto Alegre e Pelotas

Correio do Povo

Uma atração do festival é o drama ‘O Próximo Passo’, de Cédric Klapisch, sobre bailarina que precisa voltar a dançar

publicidade

O cinema francês, com suas histórias relevantes e inspiradoras, volta à cena com a chegada nas salas dos cinemas da 13ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês. Único evento audiovisual realizado nacionalmente e simultâneo em municípios de quase todos os estados brasileiros, o festival ocorre entre 21 de junho e 6 de julho. Porto Alegre integra as cidades que vão receber a programação. No interior do Estado, Pelotas também irá receber o festival, na sala do Cineflix Shopping Pelotas. A programação completa pode ser conferida no site variluxcinefrances.com.

São 17 longas-metragens inéditos e recentes da filmografia francesa e dois filmes como homenagem a um clássico e em comemoração aos 400 anos do dramaturgo francês Molière. Na seleção dos inéditos desta edição, com temáticas variadas e gêneros como comédia, drama, suspense e romance, estão produções de diretores aclamados internacionalmente. Algumas já foram premiadas em festivais. Entre elas, “O Acontecimento”, de Audrey Diwan, vencedora do Leão de Ouro de Melhor Filme no Festival de Veneza em 2021; “Um Herói”, de Asghar Farhadi, vencedor do Grand Prix no Festival de Cannes de 2021; “Contratempos”, de Eric Gravel, vencedor dos prêmios de Melhor Diretor e Melhor Atriz (Laure Calamy) no Festival de Veneza; “O Destino de Haffmann”, de Fred Cavayé, vencedor nas categorias Melhor Atriz e Melhor Filme (Prêmio do Público) no Festival du Film de Sarlat 2021 e “Peter Von Kant”, de François Ozon, indicado ao Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim em 2022.

Os fãs poderão rever na telona estrelas e astros consagrados como Fanny Ardant (Os Jovens Amantes), Isabelle Adjani (Peter Von Kant), Virginie Efira (Esperando Bojangles, O Segredo de Madeleine Collins), Emmanuelle Bercot (Peter Von Kant), Daniel Auteuil (O Destino de Haffmann), Gilles Lellouche (Golias, Kompromat e O Destino de Haffmann), Denis Ménochet (Peter Von Kant), Pierre Niney (Golias) e Romain Duris (Esperando Bojangles, As Aventuras de Molière). Nomes aclamados como Laetitia Casta (Um Pequeno Grande Plano), Cécile de France (Os Jovens Amantes), Laure Calamy (Contratempos) e Melvil Poupaud (Os Jovens Amantes) também marcam presença.

O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinadores principais a Essilor/Varilux e a Pernod Ricard/Lillet, além do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura. Em Porto Alegre, o Festival tem apoio da Aliança Francesa Porto Alegre e Chandon.

Até o momento, as salas selecionadas para participar do evento na Capital gaúcha são as seguintes: Espaço de Cinema Bourbon Country, Cine Grand Café, Sala Redenção Ufrgs e Cinemateca Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana (acompanhe horários no roteiro de cinema).

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895