Filósofo Michael Sandel inaugura o ciclo de palestras “Clima e Sociedade”
Especialistas farão análises sobre a interseção entre clima e sociedade em evento que começa hoje e termina em 15 de setembro
publicidade
Iniciativa do Departamento de Filosofia da UFSM, o evento começa neste sábado, de forma online, unindo filosofia e solidariedade em meio à crise climática no Rio Grande do Sul. Iniciativa do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o apoio da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof), o Ciclo de Palestras “Clima e Sociedade” acontece de forma online, de 15 de junho a 15 de setembro de 2024.
Com a participação de mais de 60 especialistas nas áreas de ciências humanas e da natureza, o evento promete ser uma fonte rica de análises sobre a interseção entre clima e sociedade. A palestra inaugural conta com a participação do filósofo, escritor e professor de filosofia política em Harvard, Michael Sandel.
As inscrições devem ser realizadas no link https://cursos.anpof.org.br/trilha-i-clima-e-sociedade/.
O evento visa não apenas oferecer uma reflexão profunda sobre os desafios enfrentados em relação ao clima, mas também arrecadar recursos para apoiar as comunidades gaúchas mais atingidas por essa tragédia.
De acordo com Gabriel Goldmeier, professor de Matemática e Filosofia no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), a iniciativa é resultado de uma mobilização nacional em prol da solidariedade. “A comunidade filosófica brasileira se uniu em um esforço sem precedentes para ajudar o Rio Grande do Sul e as comunidades mais afetadas com as enchentes - que inundaram 475 dos 497 municípios do Estado. Todo o valor arrecadado com o evento será destinado a projetos que atendem essas comunidades vulnerabilizadas”, finaliza.
As palestras têm transmissão pela plataforma Cursos Anpof e as apresentações estão organizadas em trilhas temáticas, cada uma delas reunindo aproximadamente cinco palestrantes. Além disso, neste primeiro momento, é possível adquirir o conteúdo síncrono, permitindo uma participação ao vivo e interativa. O projeto conta ainda com o apoio do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) e da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, bem como dos programas de pós-graduação em Filosofia da UFPel, UFRGS, UCS, PUCRS, UFSM, Unisinos, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens (PPGEHL) da UFN e do IFRS.
Mais informações pelo site https://cursos.anpof.org.br/.