Filme "A Colmeia" terá uma exibição especial em Montenegro

Filme "A Colmeia" terá uma exibição especial em Montenegro

Sessão ocorre nesta quinta-feira no Cine Mais Arte

Correio do Povo

Cena do filme gaúcho 'A Colmeia'

publicidade

O filme "A Colmeia" terá uma exibição especial em Montenegro (RS), nesta quinta-feira, 2 de março, às 19h30min, no Cine Mais Arte (rua Ramiro Barcelos, 1756). Vencedor de cinco Kikitos na Mostra Gaúcha do 49º Festival de Cinema de Gramado (direção, ator, fotografia, som e arte) e premiado no Festival Internacional de Zaragoza como Melhor Longa Estrangeiro, "A Colmeia" se passa durante o período da Segunda Guerra, quando falar alemão estava proibido em território brasileiro, além de outras várias restrições culturais. 

As paisagens de Bom Princípio, Harmonia e Maratá e Pareci Novo, municípios localizados no Vale do Caí, serviram de locação para as filmagens. A história acontece em uma casa no campo em que vive o casal Bertha e Werner, os adultos Kasper, Uli, Lila e os gêmeos adolescentes Christoffer e Mayla. Na residência também mora a empregada Erika. Lá, a força de trabalho não difere homens e mulheres, mas a palavra final é sempre de Werner. Os mais velhos veem o trabalho e o silêncio como as melhores virtudes, enquanto os jovens esperam mais da vida. O isolamento imposto afeta cada um à sua maneira. O medo e a repressão são denominadores comuns.

A ameaça de invasores, doenças e fome também bate à porta dos habitantes da casa. Os gêmeos Mayla e Christoffer não concordam com as visões dos adultos. Christoffer prefere vagar pelas matas a enfrentar o bullying escolar e Mayla luta para fugir da colônia. A traição do próprio irmão gêmeo e uma série de agruras levam Mayla a um desfecho sombrio, onde o silêncio e a mentira escondem segredos profundos.

Para o diretor, Gilson Vargas, o filme aborda temas da contemporaneidade. "'A Colmeia' é perpassada por diversos "favos" de subtemas que dialogam com nosso mundo de hoje, mesmo que a história se passe na primeira metade do século passado. "Esse jogo de espelhamentos entre uma ficção de época com ares de suspense e a nossa realidade atual estão refletidos nos "favos" que permeiam a narrativa. A colmeia que do lado de fora aparenta tranquilidade, mas que ao ser violada torna-se agitada e perigosa", conclui.

A preparação dos atores incluiu uma imersão no modo de vida dos colonos alemães. Muitos dos objetos utilizados pelos personagens foram escolhidos pelos próprios intérpretes. A casa centenária que serve de principal cenário é original do final do século XIX. Em estilo típico Enxaimel, foi restaurada especialmente para o filme. "A Colmeia" teve sua estreia mundial na Estônia, no Black Nights International Film Festival.

"A Colmeia" é uma realização da Pata Negra e tem distribuição da Lança Filmes. O financiamento é do Edital Pró-cultura RS FAC de Produção Audiovisual, realizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul/SEDAC, e Fundo Setorial do Audiovisual, através da Ancine e BRDE.

Serviço:

Sessão especial de "A Colmeia" em Montenegro (RS)

Dia 2 de março, às 19h30min, no Cine Mais Arte (R. Ramiro Barcelos, 1756)

Todos pagam o valor da meia-entrada: R$ 14,00

Ingressos antecipados em cinemaisarte.com.br/programacao-montenegro

Drama/Suspense | 100 min. | País: Brasil

Classificação Indicativa: 16 anos


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 12 de julho de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895