A Cinemateca Paulo Amorim, da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), recebe, nesta terça-feira, às 19h, o longa-metragem “A Vida é Assim”, dirigido por Carlos Feldens, estudante de Cinema e Audiovisual da UniRitter. O projeto do filme teve origem em sala de aula, na disciplina “Narrativas e Produção Transmídia”, ministrada por Camila Morales e Roberto Belmonte, com a questão “Como será o amanhã?” como norteadora das produções. O trabalho envolveu sete estudantes: Aylana Dorneles, Bernado Galeazzi, Bybyana Cagnini, Matheus Gonçalves, Nícolas Fernandes, Yasmin Severo Maia, além de Feldens.
Ao longo da disciplina, o projeto ganhou corpo e se estendeu para além do ambiente acadêmico. “Enquanto escrevia o roteiro, a história foi ganhando proporções que não cabiam mais no formato de curta-metragem, tendo se expandido para algo muito maior. Por se tratar de uma narrativa dividida em múltiplos núcleos, sugeri ao grupo que talvez fosse possível filmar um longa, e, para minha surpresa, a ideia foi abraçada”, explica Feldens.
Ambientado em Porto Alegre, a película mostra encontros e desencontros da rotina dos personagens na Capital. Ao longo das cenas, há o entrelace das histórias de uma jovem que descobre ter contraído HIV, de uma mulher viúva que enfrenta um trauma profundo e tenta encontrar consolo em lembranças do marido, de um homem em terapia lutando contra a auto sabotagem, e de um casal gay de pais que precisa aprender a lidar com o crescimento do filho, abrindo mão de uma proteção excessiva, explorando camadas de profundidade e complexidade a cada enredo.
“Como estudante de cinema, posso dizer que essa foi uma verdadeira escola, a produção exigiu muito. Com um elenco de mais de dez pessoas, algumas cenas tinham a necessidade de figurantes, locações variadas e um cronograma de gravação bastante otimizado. Foi muito especial ver a equipe se engajando cada vez mais à medida que as gravações avançavam. Estamos muito animados para apresentar o resultado final na exibição especial”, acrescentou o diretor.
Sinopse
Em Porto Alegre, Priscila, Júlia, Joca, Guilherme, Leonardo, Maurício e Bernardo se entrelaçam em meio a dilemas pessoais e relações complicadas. Cada um enfrenta suas próprias batalhas internas, buscando sentido e redenção em um mundo marcado por incertezas e pressões sociais. Entre encontros e desencontros, eles navegam pelas turbulências da vida moderna, tentando encontrar um caminho para um futuro mais promissor.